Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cotidiano em cima da hora

Terminal 'europeu' começa a funcionar hoje em Cumbica

Previsão é que o primeiro voo, de Frankfurt, chegue na madrugada de hoje

Com design inspirado em terminais da Europa e Ásia, local abre com meta de melhorar o conforto do passageiros

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO

Foi no distante dezembro de 1991, quando a moeda era o cruzeiro, a extinta Varig era a maior companhia aérea brasileira e só os mais abastados viajavam de avião que o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), abriu seu último grande terminal --o 2, hoje superlotado.

Pois hoje, quase 23 anos depois, o mais movimentado aeroporto do Brasil inaugura o terminal 3 com o mesmo objetivo de então: trazer mais conforto para os passageiros.

Com capacidade para 12 milhões de passageiros/ano, o terminal receberá apenas voos internacionais. Lufthansa, Swiss e TAP estarão na primeira semana. Até setembro, serão 24 empresas, ou 80% dos voos para o exterior.

A construção foi inspirada em terminais mais recentes na Europa e na Ásia, com pé direito alto, espaços amplos para circulação e luz natural.

Para o passageiro, a impressão será distinta dos terminais 1 e 2, de teto baixo, escuros e equipamentos ultrapassados, com as mesmas esteiras de bagagem de quando abriram para o público.

Leitores eletrônicos permitirão a entrada na área de embarque sem contato com funcionários. O espaço para as esteiras de bagagem é maior do que a mesma área dos terminais 1 e 2 somados. E haverá internet sem fio grátis.

"Será uma experiência completamente diferente para o passageiro", diz Antonio Miguel Marques, presidente da GRU Airport, concessionária que administra Cumbica.

Passageiros que declararem produtos comprados no exterior à Receita Federal terão terminais para imprimir o boleto de taxa sozinhos, sem depender dos auditores.

ESTEIRAS

São as esteiras a maior preocupação do aeroporto: o sistema, automatizado, funcionará em modo mecânico no início. Falhas nesse sistema são comuns em inaugurações--em 2008, fizeram o terminal 5 de Heathrow fechar.

Ontem, centenas de funcionários ainda trabalhavam dentro e fora do terminal. Segundo a concessionária, a maior parte era serviço de limpeza. Funcionários das lojas montavam equipamentos.

A previsão é que o primeiro voo, da Lufthansa, chegue às 4h55 --inicialmente, a concessionária do aeroporto havia informado ser o da TAP, com previsão para pousar às 5h35. Serão quatro voos a chegar e sair no primeiro dia.

CAFÉ

Os passageiros dos primeiros voos serão recepcionados com um presente, não revelado, e um café da manhã.

Para evitar confusão, funcionários da GRU Airport orientarão nos terminais 1 e 2 os passageiros da Swiss, TAP e Lufthansa a embarcarem no novo terminal, assim como quem for buscar passageiros.

Abrir o terminal até hoje foi exigência do contrato assinado entre GRU Airport e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para conceder o aeroporto. O investimento até a Copa terá sido de R$ 2,9 bilhões, diz a concessionária.

Além dos terminais 1 e 2, Cumbica tem o T4, aberto em 2012 para 5 milhões de passageiros/ano e subutilizado, usado por Azul e Passaredo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página