Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasil vai passar vergonha, diz presidente do TCU

DO RIO

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Augusto Nardes, afirmou que o Brasil vai passar "vergonha" na Copa por causa da série de obras inacabadas.

Nardes disse que "boa parte das cidades" da Copa não vai conseguir receber bem os torcedores. Ele chegou a declarar que Cuiabá "parece uma praça de guerra" em razão das obras inconclusas às vésperas da abertura do Mundial.

"Claro que temos ainda algumas situações de constrangimento e atrasos... estamos vigilantes para que não passemos [na Olimpíada de 2016] uma vergonha como infelizmente vamos passar na Copa em algumas cidades que não estão preparadas para receber os cidadãos", afirmou o ministro.

Além de Cuiabá, Nardes citou São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Fortaleza como exemplos de cidades que não conseguirão concluir as suas obras até a abertura da Copa.

O presidente do TCU criticou a "cultura do jeitinho" dos governantes e disse que o país precisa aprender a ter planejamento na preparação para os Jogos Olímpicos de 2016.

Nardes participou do lançamento do portal Fiscaliza Rio 2016, que reunirá dados coletados pelos três tribunais de contas: município, Estado e União. A iniciativa é dar mais transparência sobre os gastos dos recursos públicos com a Olimpíada.

Segundo Nardes, foram economizados cerca de R$ 700 milhões para os cofres públicos graças à atuação do tribunal na fiscalização dos contratos do Mundial.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página