Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Secretário de Estado, Gabrielli é conselheiro de 2 empresas privadas

DE SALVADOR

Secretário de Planejamento da Bahia desde 2012, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli ocupa assento em conselhos de administração de duas empresas privadas: a Itaúsa, conglomerado acionista do banco Itaú, e a petrolífera portuguesa Galp.

A Procuradoria do Estado considerou legal a atuação de Gabrielli nos conselhos. Mas vetou, enquanto durar a relação, que as empresas fechem "qualquer transação com o Estado da Bahia".

O governo baiano não tem contratos diretos com a Galp e a Itaúsa. Mas mantém contratos com a Itautec (tecnologia) e já concedeu incentivos fiscais à Elekeiroz (química), companhias das quais a Itaúsa é acionista majoritária.

Gabrielli assumiu a cadeira no conselho da Itaúsa em abril de 2011, quando ainda presidia a Petrobras. Representa o fundo de pensão Petros (dos funcionários da estatal) e recebe R$ 630 mil por ano por reuniões trimestrais.

A nomeação para o conselho da Galp foi em julho de 2012, quando Gabrielli já era secretário na Bahia. Desde então, recebe 98 mil euros por ano (cerca de R$ 300 mil).

O presidente do conselho da Galp é o empresário Américo Amorim, que mantém negócios na Bahia.

À Folha Gabrielli negou conflito de interesses e disse que integra os conselhos da Itaúsa e Galp como membro não executivo, contribuindo só em decisões estratégicas. Procuradas, Itaúsa e Galp não responderam.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página