Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CPI aprova convocação de ex-diretor da Petrobras

Outra comissão, com deputados e senadores, deve ser instalada hoje

Aliados do Planalto ainda querem instalar terceira comissão para investigar cartel do metrô em São Paulo

DE BRASÍLIA

A CPI da Petrobras no Senado aprovou nesta terça (27) a convocação do ex-diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, preso no dia 17 de março na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por envolvimento com o doleiro Alberto Youssef.

Costa foi solto na semana passada após decisão do ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal). De acordo com as investigações, Costa é acusado de participar de esquema que movimentou, de forma suspeita, R$ 10 bilhões.

O requerimento de convocação de Costa foi apresentado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e aprovado por unanimidade. Apenas senadores governistas têm participado da CPI.

A oposição boicota a comissão exclusiva do Senado por considerá-la "chapa branca" e conseguiu criar outra, com deputados e senadores, que será instalada hoje.

DEM e PSDB prometem usá-la como palco para atacar o governo federal em ano eleitoral. Eles vão apresentar à CPI requerimentos para pedir o compartilhamento de informações da Polícia Federal e da Justiça e fim de sigilo sobre algumas investigações.

Apesar da disposição dos oposicionistas, as investigações correm o risco de ficar em segundo plano com o início da Copa do Mundo, em 12 de junho, e o recesso parlamentar, em julho.

Para neutralizar o foco na CPI mista, aliados da presidente Dilma Rousseff vão instalar na semana que vem outra comissão para investigar o cartel do metrô de São Paulo, que mira a gestão do PSDB no Estado.

O ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) pediu aos líderes aliados do governo, em reunião na manhã desta terça, que indiquem os integrantes para a CPI do cartel o mais rápido possível.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página