Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA voltam atrás sobre camisinha para turista

Cartilha recomenda agora 'fonte confiável'

ISABEL FLECK DE NOVA YORK

O governo americano revisou a orientação dada aos turistas para que só usassem preservativos comprados nos EUA durante a Copa. A decisão foi tomada depois que a recomendação foi publicada pela Folha nesta sexta (30).

"A linguagem no site do CDC (Centro de Controle de Doenças, do Departamento de Saúde americano) foi atualizada para ressaltar que os americanos devem simplesmente comprar preservativos de uma fonte confiável", diz a nota da agência.

Para evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis, o texto anterior dizia: "Carregue camisinhas que você comprou nos EUA".

A orientação agora é essa: "Carregue camisinhas que tenham sido compradas de uma fonte confiável".

"O governo dos EUA reconhece os enormes esforços do governo brasileiro para incentivar práticas sexuais seguras via distribuição de preservativos por meio do seu sistema de saúde pública", diz a nota à imprensa do CDC.

A agência afirma publicar regularmente informações sobre saúde para os americanos que viajam ao exterior, "inclusive antes de grandes eventos internacionais". "Essas informações incluem sugestões de uso pessoal."

Procurado pela Folha na quinta-feira (29), o CDC não respondeu à reportagem.

As outras orientações do órgão seguem as mesmas, entre elas a de evitar ficar em quartos no primeiro andar de hotéis, para não facilitar assaltos, e não nadar em rios e lagos brasileiros, para evitar contrair esquistossomose.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página