Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para 61%, Copa é mau negócio, aponta pesquisa

Segundo levantamento de instituto dos EUA, brasileiro está mais insatisfeito com o país

RAUL JUSTE LORES DE WASHINGTON

A maioria dos brasileiros se declara insatisfeita com a situação do país e com a economia e diz que a Copa foi um "mau negócio", segundo pesquisa feita pelo centro de estudos Pew Center, dos EUA.

Entre os entrevistados, 72% declaram-se insatisfeitos com a situação do Brasil. Em 2010, essa insatisfação era declarada por 49% e, no ano passado, por 55%.

Questionados sobre as vantagens de se abrigar a Copa, 61% concordam com a frase que "é ruim abrigar a Copa porque tira dinheiro dos serviços públicos". Só 34% aceitam que "abrigar a Copa é bom porque cria empregos".

Sobre o impacto do Mundial na imagem internacional do Brasil, 39% dizem que vai "causar danos"; 35% que ajuda; e 23% que não vai causar nenhum impacto.

A pesquisa, feita pelo Pew em abril e divulgada nesta terça (3), mostra viradas pessimistas. À questão "você acha que o Brasil se tornará uma potência emergente?" 53% responderam que sim em 2010; o número caiu para 39%.

Para 67%, a situação econômica do país está ruim (apenas 36% opinavam o mesmo em 2010).

Para as 1.003 pessoas entrevistadas pessoalmente no Brasil, entre 10 e 30 de abril, os maiores problemas do país são, em ordem, inflação (85%), insegurança (83%), saúde pública (83%) e corrupção (78%).

Outro contraste da pesquisa é sobre a influência dos presidentes. Em 2010, 84% diziam que o então presidente Lula era uma influência positiva; 14%, negativa. Na atual pesquisa, 48% dizem que Dilma é influência positiva. Para 52%, "negativa". A margem de erro é de 3,8%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página