Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A Copa como ela é

12 mil fecham Radial e vão até o Itaquerão

Protesto de sem-teto que cobram desapropriação de área e de familiares de PMs que querem reajuste interrompe tráfego

Movimento social diz que pode 'radicalizar' ações e ameaça atrapalhar amistoso do Brasil na sexta-feira

DE SÃO PAULO

Sem-teto e parentes de policiais militares protestaram na noite desta quarta-feira (4), interrompendo o trânsito na Radial Leste --uma das principais vias de São Paulo.

Segundo a PM, 12 mil pessoas participaram do protesto do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Os organizadores falam em 20 mil manifestantes.

Eles se concentraram em frente à estação Vila Matilde do Metrô, de onde caminharam em direção ao Itaquerão.

De acordo com Guilherme Boulos, coordenador do MTST, o ato reuniu pessoas de 13 áreas ocupadas, entre elas a Copa do Povo, em Itaquera (zona leste).

O coordenador dos sem-teto ameaçou "radicalizar" se o governo não tomar medidas concretas. Boulos falou até em atrapalhar o amistoso desta sexta (6), entre Brasil e Sérvia, no Morumbi.

"Se, até sexta, não tiverem atendido nossas reivindicações, não sei se a torcida vai conseguir chegar ao jogo não", disse.

Uma das reivindicações é a desapropriação da área da Copa do Povo e sua destinação para habitação. Eles também pedem mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida e uma proposta de Lei do Inquilinato que controle os reajustes de aluguel.

Parentes de policiais e PMs da reserva também protestaram na região. Segundo a PM, 400 pessoas saíram da avenida Marquês de São Vicente, passaram pela marginal Tietê e depois pela Radial Leste, até chegar ao estádio, onde ficaram até as 18h40.

Segundo Sérgio Payão, coordenador da CERPM (Coordenadoria das Entidades Representantes dos PMs), o ato foi motivado pelo fim das negociações salariais. Ele diz que as entidades querem reajuste de 19%, mas o governo estadual, após oito reuniões, disse que não poderia oferecer nenhum reajuste.

Um soldado da PM recebe no início de carreira R$ 2.183. PMs não têm data-base, que em outras carreiras marca a data de negociações e reajuste anual. O aumento mais recente (7%) foi em dezembro.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que o diálogo tem sido transparente e que "os índices de aumento salarial serão anunciados no tempo oportuno".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página