Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mensalão

Justiça italiana decide hoje sobre pedido para extraditar Pizzolato

DE ROMA E DE BOLONHA - A Corte de Apelação de Bolonha julga nesta quinta-feira (5) o pedido de extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, preso desde fevereiro na Itália.

O destino de Pizzolato, condenado a 12 anos e 7 meses de prisão no julgamento do mensalão, será decidido por três juízes em uma sessão em que a situação dos direitos humanos nos presídios brasileiros deverá ser intensamente discutida.

Na principal peça elaborada pela defesa do ex-diretor, a ênfase é dada à insegurança e às más condições do sistema carcerário brasileiro --um dos exemplos citados é o do complexo de Pedrinhas (MA), que ganhou projeção internacional após detentos registrarem, em vídeo, a decapitação de outros presos.

Tratado firmado entre Brasil e Itália em 1989 prevê a recusa da extradição se houver "fundado motivo para supor" que o réu ou condenado terá seus direitos fundamentais violados.

A Procuradoria-Geral da República enviou um dossiê sobre a situação de três presídios que poderiam receber o petista: a Papuda (DF) e as penitenciárias de Curitibanos e Itajaí (SC).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página