Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cotidiano em cima da hora

Prédio dos Jardins, a duas quadras da Paulista, é invadido por sem-teto

Edifício de apartamentos da rua Pamplona foi ocupado por grupo de 150 pessoas na abertura da Copa

'Escolha é por estar nesse bairro. O centro é degradado', diz organizador de movimento de moradia

REGIANE TEIXEIRA DE SÃO PAULO

Um prédio de apartamentos da rua Pamplona, no Jardim Paulista, área nobre da zona oeste de São Paulo, foi invadido por um grupo de 150 sem-teto durante a abertura da Copa, na quinta (12).

O edifício Vicente Gravina, que continuava invadido na tarde deste sábado (14), está localizado a duas quadras da avenida Paulista, uma das áreas de maior valorização imobiliária da cidade.

A invasão foi feita pelo MMRC (Movimento de Moradia da Região do Centro) às vésperas do jogo do Brasil, às 16h20. Segundo os organizadores, 20 crianças também foram levadas para lá.

O prédio, dizem eles, estava vazio havia mais de cinco anos. Três famílias serão colocadas em cada um dos 29 apartamentos. A imobiliária responsável pelo imóvel estava fechada neste sábado --a Folha não localizou os donos.

"Vamos ficar até quando conseguirmos", diz Guilherme Landi, 28, desempregado, formado em comunicação social, um dos coordenadores do MMRC, ao lado do músico e cineasta Andy Marshall, 27.

"A escolha desse prédio é por estar nesse bairro. Hoje já existem muitas ocupações no centro. O centro é degradado, e as pessoas que trabalham lá se sentem obrigadas a ir àquele lugar", afirma.

O preço do metro quadrado na região chega a superar R$ 10 mil, segundo anúncios imobiliários. Os apartamentos invadidos, com dois dormitórios e quarto de empregada, além de vaga de garagem, têm uma área próxima de 100 m² e podem valer mais de R$ 1 milhão.

De acordo com a prefeitura, trata-se de um imóvel particular que não está inscrito na dívida ativa municipal --isso ocorreria, por exemplo, em caso de dívidas de IPTU.

O Movimento Passe Livre --que ficou conhecido após liderar os protestos pela redução da tarifa de transporte em junho de 2013-- e o coletivo de artistas Andróides Andrógenos, que participou da invasão de um prédio na rua do Ouvidor, em 1º de maio, apoiaram a ação do MMRC.

Segundo Marshall, os vizinhos do edifício invadido nos Jardins estavam "curiosos e simpáticos". "Já vieram comerciantes apoiar, dizer que tem que ocupar mesmo. Funcionários de loja da rua vieram perguntar como faz para se cadastrar", contou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página