Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Traficante mexicano é preso ao tentar viajar para ver jogo

Procurado pela Interpol, José Diaz-Bajaras foi detido no Rio e poderá ser extraditado aos EUA

SEVERINO MOTTA DE BRASÍLIA

A Polícia Federal prendeu na noite de segunda-feira (16) o traficante mexicano José Diaz-Bajaras no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O criminoso tentava embarcar num voo para Fortaleza, onde iria assistir ao jogo do Brasil contra o México com sua mulher e dois filhos.

De acordo com a PF, Diaz-Barajas é um traficante de metanfetamina e seu nome estava na lista de procurados da Interpol por um pedido da Justiça dos Estados Unidos. No momento de sua prisão, ele não portava drogas.

A frustrada saga de Diaz-Barajas para assistir ao jogo de sua seleção na Copa começou no dia 11, quando ele ingressou no Brasil a partir do Paraguai pela ponte da Amizade, que liga Ciudad del Este a Foz do Iguaçu (PR).

Nesse ponto, ele passou a ser monitorado pela PF, que pediu sua prisão preventiva para fins de extradição ao Supremo Tribunal Federal.

A prisão foi autorizada pelo ministro Marco Aurélio Mello no sábado (14). A PF, que tinha cópias dos ingressos do traficante, acionou equipes no Rio e em Fortaleza.

O governo norte-americano tem 90 dias para formalizar o pedido de extradição. Caso contrário, o traficante será posto em liberdade.

Uma vez formalizado o pedido, o STF poderá ou não autorizar a extradição. Não há prazo para o fim do processo.

Segundo a PF, 15 estrangeiros foram impedidos de ingressar no país desde Copa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página