Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pra gringo ver

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

O fim do mundo não veio

Sob o título "Previsão de dia do juízo final dá lugar a soluços menores", o "New York Times" examinou a infraestrutura na Copa. Abriu listando profecias não realizadas: "Um estádio não ficaria pronto a tempo. Outro não ficaria pronto nunca. Protestos suplantariam tudo". Dois soluços: "fios visíveis" na Arena Corinthians e "fogos de artifício" chilenos na Arena Pantanal.

E foram chilenos que invadiram o Maracanã. É o maior problema até aqui, disse o correspondente da Al Jazeera, ironizando que "a segurança era da Fifa". A AP acrescentou que a Fifa apelou à segurança brasileira.

-

Falhas menores Quase uma semana e também o "Wall Street Journal" deu seu diagnóstico. No título, "Só umas poucas falhas menores". Abrindo o texto, "o Brasil pode respirar aliviado".

Nada de caos Também o "Guardian" fez seu balanço, mais focado nos "arrepios" trazidos pelos gols. Sublinhou que, "fora do futebol, as previsões de derretimento aéreo e caos logístico não se realizaram até agora".

Espírito de festa Fechando os balanços, o "Telegraph" deu a longa análise "Copa do Mundo 2014: Jogadores e torcedores estão gerando um espírito de festa que a Fifa jamais será capaz de roubar". Lembra, porém, que "uma Copa não cura nada" em educação etc.

Copa & inflação Na direção contrária do oba-oba, a Reuters despachou que a "Copa põe a inflação do Brasil próxima do teto da meta". Os dados divulgados pelo IBGE, no entender da agência anglo-canadense, sugerem alta "no momento em que a Copa do Mundo eleva a demanda por passagens aéreas" e quartos de hotel.

#occupyestelita A boa vontade com o evento fez desaparecer o noticiário sobre os problemas. Uma exceção é o site da Al Jazeera, que informou como a polícia pernambucana "expulsou os manifestantes do movimento #OcupeEstelita". Reproduz até um tuíte de ativista que tentou chamar a atenção do "NYT", mas sem sucesso: "@nytimes War in Recife, Brazil #occupyestelita".

-

GOOGLE DOODLE O buscador postou sua 15ª imagem sobre a Copa, nas páginas iniciais de EUA, Europa e Ásia, com um bonequinho batendo bola em favela

-

GRINGO NO MORRO Bloomberg e "Daily Beast" destacaram que as favelas foram tomadas por turistas em festa e que as UPPs e outras ações aproximaram os barracos dos imóveis mais caros do Rio


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página