Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A Copa como ela é

Quase meio milhão entrou no país em junho, mês da Copa

Nos primeiros 20 dias, volume de turistas é mais que o dobro do registrado no mesmo período em maio

Mesmo sem ingressos, sul-americanos 'invadem' capitais para acompanhar suas seleções no Mundial

DE SÃO PAULO

Quase meio milhão de estrangeiros chegaram ao Brasil no mês da Copa, segundo dados da Polícia Federal.

Foram 484.453 estrangeiros que entraram no país por aeroportos, portos e fronteiras terrestres entre os dias 1º e 20 de junho.

O número representa aumento de 121% em relação aos primeiros 20 dias de maio --quando a entrada de estrangeiros já começava a crescer devido ao Mundial.

O maior movimento no período ocorreu na abertura da Copa (12 de junho), quando 40.472 entraram no país.

A PF não forneceu dados de 2013, mas o balanço parcial também representa aumento de 42% em relação aos 30 dias de junho de 2012.

A expectativa do Ministério do Turismo é de que 600 mil estrangeiros cheguem ao país até o fim da Copa e gastem, no total, R$ 2,5 bilhões.

Segundo a PF, de 1º de maio a 20 de junho, 812 mil estrangeiros entraram no país, sendo 73% homens.

Considerando este período mais abrangente, americanos e argentinos foram maioria entre os turistas que chegaram ao país, com 12% cada.

Mexicanos, chilenos e colombianos, muitos sem ingressos, também lotaram as cidades onde ocorreram partidas de seus países.

A situação inesperada levou prefeituras a tomarem medidas de emergência, como o reforço do policiamento nas imediações dos estádios e destinar locais para os turistas se alojarem.

ELIMINADOS

A Fifa informou que estrangeiros compraram 40% dos ingressos até o início da Copa. Entre eles, porém, estão milhares de turistas de países eliminados na primeira fase do campeonato, como Inglaterra, Austrália e Portugal, que podem já ter retornado.

Segundo Luis Vargas, cônsul do Equador em São Paulo, a Copa atraiu cerca de 10 mil equatorianos ao país. "Como não nos classificamos para a próxima fase, muitos já voltaram para casa", disse.

O governo federal espera que a Copa também estimule o turismo interno e 3,1 milhões de brasileiros viajem para ver os 64 jogos da competição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página