Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Planalto avisa que manterá decreto sobre conselhos

MARIANA HAUBERT DE BRASÍLIA

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) se reuniu nesta terça-feira (1) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para avisar que o governo não suspenderá o decreto que vincula decisões governamentais de interesse social à opinião de conselhos e outras formas de participação popular.

O ministro também sinalizou que a presidente Dilma Rousseff não pretende encaminhar um projeto de lei ao Congresso sobre o tema.

Desde que foi editado, no fim de maio, a oposição tenta se articular para derrubar o dispositivo. Para conter os congressistas, Henrique havia pedido ao governo que retirasse o decreto e o substituísse por um projeto de lei.

Uma das principais críticas é de que o decreto usurpa as prerrogativas do Legislativo, que deveria ser o ente a deliberar sobre o assunto. Eles afirmam ainda que a intenção do governo ao editar a medida é aparelhar o processo de decisão governamental.

"Esperava compreensão do governo em relação à retirada [do decreto] e envio de um projeto de lei, mas isso não foi possível", disse Alves.

Um projeto de decreto legislativo para suspender o decreto presidencial foi apresentado pelo DEM na Câmara. Alves afirmou que o projeto da oposição será votado: "O decreto [presidencial] está em desarmonia com o princípio da separação dos Poderes", disse o peemedebista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página