Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Candidato em Minas, filho de José Alencar adota nome do pai

PAULO PEIXOTO DE BELO HORIZONTE

O empresário Josué Gomes da Silva, 50, presidente do grupo têxtil Coteminas, decidiu adotar o nome político do pai, o vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, morto em 2011. Em seu batismo eleitoral, nas eleições de outubro, será apresentado como candidato Josué Alencar.

O empresário mineiro, nascido na cidade de Ubá, em 1963, e radicado em São Paulo, concorrerá a uma cadeira ao Senado por Minas Gerais.

A partir deste final de semana, a coligação (PT, PMDB, PC do B, PRB e Pros) fará o registro da chapa já com o nome adotado pelo empresário, segundo a assessoria do empresário e o PMDB mineiro.

A chapa que ele defenderá será encabeçada pelo ex-ministro Fernando Pimentel, candidato ao governo de Minas pelo PT. Josué ingressou no PMDB em outubro de 2013, tendo como padrinho político o ex-presidente Lula.

Desde a morte de José Alencar (1931-2011), Josué passou a frequentar o Instituto Lula para conversas sobre política e economia. Ele chegou a ser cotado para substituir Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mas disse que ajudaria mais atuando fora do governo.

Formado em engenharia civil pela UFMG e direito pela Faculdade Milton Campos de Belo Horizonte, Josué fez MBA na Universidade de Vanderbilt, no Tennessee (EUA).

Ele assumiu em 1994 a presidência da Coteminas (Companhia de Tecidos norte de Minas), empresa criada pelo pai, na qual fez sua carreira. Com a candidatura, ele ficará afastado da empresa.

Se eleito, diz já ter alguém para colocar no comando de um dos maiores grupos têxteis do mundo. Terá como adversário pela vaga o ex-governador tucano Antonio Anastasia, que lidera as pesquisas.

No final de 2013, ele disse ser "natural" que seu lado na política seja ao lado de Lula e de Dilma, pelo fato de seu pai ter participado do projeto desenvolvido por eles e que, segundo Josué, "parecer ter inúmeros acertos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página