Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro Lado

Critérios adotados pelo governo foram técnicos, diz Aécio

Tucano afirma que desapropriação da área contrariou antigo proprietário, que move ação contra o Estado

Senador afirma que parentesco não influiu na escolha de local onde Estado construiu aeroporto de Cláudio

DO ENVIADO A CLÁUDIO (MG)

O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que a construção do aeroporto de Cláudio seguiu critérios técnicos, e que o governo de Minas não levou em consideração o fato de o proprietário do terreno ter parentesco com ele.

A assessoria ressaltou que, durante o processo de definição e execução da obra, não houve qualquer gestão pessoal de Aécio, que governou Minas Gerais de 2003 a 2010.

"Não se levou em conta de quem era a propriedade do terreno. É importante observar que a desapropriação da área contrariou o interesse do antigo proprietário, que move ação na Justiça contra o Estado", diz a nota, referindo-se à disputa judicial em curso entre o Estado e o tio-avô do senador, Múcio Tolentino.

Ainda segundo Aécio, o terreno onde foi construído o aeroporto foi escolhido por apresentar as "condições topográficas" ideais e permitir que a obra fosse feita com o "menor custo para o Estado".

"Houve, inclusive, aproveitamento da área onde existia pista de pouso", afirma a nota. A pista de pouso de terra, que existiu por 25 anos na fazenda de Múcio, foi construída pelo governo de Minas quando o governador era Tancredo Neves, avô de Aécio.

O presidenciável preferiu não responder algumas das perguntas enviadas pela Folha, como o número de vezes que usou o aeroporto desde que a obra ficou pronta, em 2010, e o motivo pelo qual o local, construído com dinheiro público, tem uso privado.

O senador também não respondeu por que o aeroporto não foi inaugurado até hoje.

O governo de Minas também ressaltou que a obra foi feita seguindo critérios técnicos e que, no episódio, prevaleceu "exclusivamente o interesse público". Segundo o Estado, a obra foi "muito mais barata" por ter aproveitado a pista que já existia na fazenda do tio de Aécio.

"A área foi indicada pelo setor especializado do governo", diz a nota do governo. "Foi a opção mais correta do ponto de vista técnico e de custos." Segundo o governo estadual, o aeroporto de Cláudio "é de uso público e aguarda a homologação junto à Anac", cujo processo foi encaminhado em 2011.

Dos 29 aeroportos que receberam investimentos do Estado entre 2003 e 2014, seis ainda não foram homologados pela agência, segundo a assessoria do governo.

A Anac informou à Folha que o processo de homologação do aeroporto de Cláudio não pode ser feito enquanto o governo estadual não completar seu cadastro no órgão.

Sobre a desapropriação do terreno de Múcio Tolentino, o governo mineiro disse que "não houve acordo" com o fazendeiro. "Ele não concordou com o valor fixado para a desapropriação e foi à Justiça pleiteando um valor maior. A posse do terreno pertence ao Estado", diz a nota.

O governo de Minas afirmou ainda que é "natural" que "várias obras de interesse público sejam realizadas em áreas particulares", antes mesmo do processo de desapropriação ser concluído.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página