Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora

Igreja recua e deixa filme usar imagem de Redentor

Cena de 'Rio, Eu Te Amo' foi censurada em abril

FABIO BRISOLLA DO RIO GIULIANA VALLONE DE SÃO PAULO

A Arquidiocese do Rio, detentora dos direitos sobre o uso da imagem do Cristo Redentor, voltou atrás e decidiu autorizar a aparição da estátua em um dos episódios do filme "Rio, Eu Te Amo" dirigido por José Padilha, o mesmo de "Tropa de Elite".

No episódio "Inútil Paisagem", o personagem de Wagner Moura salta de asa-delta e reclama com Cristo sobre os problemas dele e da cidade.

Em abril, quando vetou a cena com o Cristo, a Igreja a classificou como "uma injúria". Agora, informa que, ao reavaliar a questão, entendeu que "não houve desrespeito".

Sobre as falas do personagem, a Cúria diz que se trata de "um desabafo de uma pessoa em estado depressivo e não de ataque religioso".

"Fico feliz com a liberação, acho que a Cúria consertou seu erro inicial. Falta agora que a sociedade e a Prefeitura do Rio debatam o direito de imagem sobre o Redentor", afirma Padilha.

"Será que um monumento desse porte pode ter seu direito de imagem controlado por alguma organização?"

A Folha apurou que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, pediu ao cardeal Dom Orani Tempesta o aval da Igreja para o filme do diretor.

Pedro Buarque de Hollanda, da Conspiração Filmes, diz que a produtora do longa-metragem está correndo para incluir o episódio na versão para os cinemas. A estreia do filme no Brasil está marcada para 11 de setembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página