Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para editor do 'Guardian', jornais devem ser 'multidisciplinares'

Chefe digital de jornal britânico falou em congresso da Abraji

DE SÃO PAULO

Para acompanhar o desenvolvimento das mídias digitais, os jornais precisam usar formas dinâmicas de exposição da notícia em seus sites, mais ricas do que a mera reprodução de textos do papel.

Foi esse o pano de fundo da fala do novo editor-executivo de meios digitais do jornal britânico "The Guardian", Aron Pilhofer, na cerimônia de encerramento do 9º congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), neste sábado (26), em São Paulo.

Pilhofer, que já trabalhou no americano "New York Times", defendeu que as redações passem por uma reformulação, para facilitar sua adequação aos tempos atuais.

A "nova redação" passaria a ser multidisciplinar, com profissionais que pensam em análise de dados, design e aparência, não apenas na informação textual.

Segundo Pilhofer, diversos sites e jornais dos EUA e da Europa já avançam no sentido de mais inovação --incorporam vídeos, infográficos interativos e sons às notícias. Com isso, na visão do jornalista, as páginas ganham dinamismo, didatismo e informações mais bem contextualizadas.

LANÇAMENTO

De manhã, a professora da Universidade Columbia Anya Schffrin lançou o livro "Global Muckraking - 100 anos de Jornalismo Investigativo ao Redor do Mundo", com reportagens investigativas selecionadas e editadas por ela.

Em sua fala, Schffrin ressaltou que novas tecnologias facilitam o acesso dos jornalistas a fontes, mas fragmentam a produção, com a proliferação de dados em blogs.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página