Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Fechado durante a ditadura, jornal judaico volta a circular

DE SÃO PAULO

O jornal judaico "Nossa Voz", que foi fechado no início do regime militar por seu alinhamento à esquerda, voltou a ser publicado de forma bimestral. A segunda edição estará disponível na próxima semana. A primeira edição do "Nossa Voz", datada de 3 de abril de 1947, traz sete páginas em iídiche --idioma proveniente do alemão-- e uma em português, fora anúncios.

Agora, a publicação terá textos em português, hebraico, coreano e espanhol, para contemplar os imigrantes que chegaram ao Bom Retiro desde os anos 1960. A primeira edição da volta teve quatro páginas, e a próxima terá 12.

"A ideia é abusar da memória, mas também adaptá-la à atualidade", diz Benjamin Seroussi, um dos curadores do projeto, na Casa do Povo --que estava entre as instituições responsáveis pelo "Unzer Stime", como era chamado o jornal em iídiche.

O projeto foi contemplado com bolsa de R$ 70 mil do Proac (Programa de Ação Cultural), do governo estadual. É suficiente, segundo Seroussi, para quatro edições. Os responsáveis pelo jornal analisam alternativas para garantir sua continuidade.

Com tiragem de 2.000 exemplares, o jornal é gratuito e distribuído no Bom Retiro e na Pinacoteca do Estado, entre outros locais. É possível acessar o acervo no site da Biblioteca Nacional.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página