Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Estreia de Alckmin na TV focará segurança

Governador vai tentar neutralizar discurso de candidato do PMDB, que aponta falta de firmeza da gestão atual no combate à violência

Programa de tucano irá destacar iniciativas do governo; campanha de Paulo Skaf já trata setor como prioridade

GUSTAVO URIBE ALEXANDRE ARAGÃO DE SÃO PAULO

Em uma tentativa de neutralizar o discurso de seu principal rival na disputa pelo governo de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai dedicar à segurança pública sua estreia na propaganda de TV, no dia 20.

A ideia é enfraquecer as críticas de Paulo Skaf (PMDB), segundo colocado nas pesquisas, que vem apontando falta de firmeza da gestão atual no combate à violência.

O tucano também quer fortalecer o discurso na área apontada por pesquisas como a segunda de maior preocupação entre os eleitores, atrás apenas da saúde.

Em estratégia adotada pelo marqueteiro Nelson Biondi, a propaganda tentará apresentar Alckmin como um gestor de "pulso firme".

O programa destacará iniciativas já implantadas, como a Lei do Desmanche, que só permite a empresas credenciadas a venda de peças de veículos, o Detecta, sistema de monitoramento por meio de alarmes e câmeras, e o Sistema de Metas, que paga bônus a policiais que contribuem para a redução de índices de criminalidade.

A preocupação da campanha tucana é de que o PMDB e o PT explorem em seus programas os índices oficiais de roubos, que registraram a 13ª alta seguida, em junho, em comparação ao mesmo mês do ano passado. O primeiro semestre de 2014 foi recordista em número absoluto desde o início da série, em 2001.

O governo afirma que o crescimento não é problema só de São Paulo, mas é nacional, e que reflete também o aumento dos boletins de ocorrência feitos via internet.

O índice de homicídios, no entanto, tem caído nos últimos meses. Em junho, a redução foi de 9,8%, ficando em 10,3 casos por 100 mil habitantes. Na década de 1990, essa taxa chegou a 35,3.

A campanha também reforçará a agenda com eventos sobre segurança. Na terça (5), Alckmin foi a Brasília para pedir rapidez na votação de projeto de lei, que aumenta penas para menores que cometerem crimes hediondos. Nesta quinta (7), foi a formatura de policiais militares.

Nas últimas semanas, Skaf também priorizou eventos sobre segurança. Esteve em associações de oficiais e de soldados da PM, foi a delegacias e se aproximou de deputados e vereadores ligados às polícias --integrantes da chamada "bancada da bala".

A equipe responsável por elaborar o programa de governo de Skaf inclui nomes como Antonio Ferreira Pinto, que comandou a Secretaria de Segurança Pública nos dois primeiros anos do atual governo de Alckmin.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página