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Eleições 2014
PT terá 38 anúncios por semana nos intervalos comerciais
PSB dirá que 'é hora de luto, mas também de luta'; PT vai afirmar que fez do limão uma limonada; Aécio criticará Dilma
Para marqueteiros, aparições curtas são cruciais por atingirem quem não assiste a todo o programa eleitoral
A campanha eleitoral começa nesta terça-feira (19) na TV e no rádio com ampla hegemonia de Dilma Rousseff (PT) sobre seus adversários.
A petista terá, por semana, 38 propagandas de 30 segundos cada, veiculadas durante intervalos comerciais das emissoras. Somadas, as campanhas de Aécio Neves (PSDB) e de Marina Silva (PSB) não chegarão a 60% desse total.
As chamadas "inserções" são consideradas pelos marqueteiros o ponto crucial da propaganda dos candidatos porque atingem aqueles eleitores que não assistem ao horário eleitoral fixo --que também começa nesta terça.
A divisão do espaço da propaganda eleitoral é feita, principalmente, com base nos assentos que os partidos da coligação possuem na Câmara dos Deputados.
Dilma conseguiu reunir em torno de sua candidatura à reeleição a aliança mais robusta, com oito partidos (PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB).
Nesta terça, a campanha da petista terá seis inserções de 30 segundos veiculadas em cada emissora --uma pela manhã, uma à tarde e três à noite, no horário nobre das emissoras. Aécio terá duas. O PSB, que deve confirmar a candidatura de Marina nesta quarta (20), apenas uma.
Outras campanhas de menor expressão terão outras 4.
VÍDEOS
O único vídeo entregue pela coligação do PSB à Justiça Eleitoral até agora para as inserções traz imagens de Eduardo Campos, morto no acidente de avião na quarta (13), com Marina Silva. O texto diz que o Brasil "sente que perdeu um presidente" com a morte do pessebista e encerra: "É hora de luto, mas também de luta".
Já a campanha de Aécio entregou três vídeos ao TSE, entre eles um em que o tucano insinua que Dilma governa de forma autoritária.
"Para o governo federal só existe um jeito de governar: o seu", diz Aécio, que depois conclui: "Mas tem outro jeito: gastar menos com o governo e mais com as pessoas."
A coligação do PT também entregou três vídeos. Dilma será apresentada como a mais "experiente" entre os candidatos. Duas das propagandas focam a situação econômica. Nelas, a crise de 2008 é retratada como "a maior da história". Um dos filmes reafirma ações da presidente dizendo que ela fez "do limão uma limonada".