Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Virada após estreia na TV seria inédita

Presidenciáveis que lideravam pesquisas no início do horário eleitoral sempre venceram as disputas, desde 1989

Neste ano, porém, situação é peculiar, por ter dois oposicionistas com um alto patamar de intenção de votos

FERNANDO RODRIGUES DE BRASÍLIA

As seis eleições presidenciais diretas pós-ditadura mostram que quem começou o horário eleitoral liderando pesquisas de intenção de voto acabou vencendo o pleito.

Nunca houve uma virada a partir do início dos comerciais eleitorais, independentemente de quanto tempo cada candidato tinha disponível no rádio e na TV.

Seria um equívoco concluir que esse é um padrão imutável, pois há poucas eleições para fazer tal afirmação. O fato é que, até hoje, quem está na frente nas pesquisas de intenção de voto no início do horário eleitoral vence a disputa presidencial.

Houve nuances nos seis casos (1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010). Em três eleições presidenciais (1994, 1998 e 2010), o candidato vencedor teve mais tempo de TV.

O que parece fazer diferença é o momento pelo qual passa o país. Em anos de economia em baixa e governos mal avaliados (1989 e 2002), ganha um candidato de oposição, mesmo sem ter o maior naco do horário eleitoral.

Em 1989, ano da primeira eleição presidencial direta pós-ditadura militar (1964-1985), os candidatos que representavam o establishment da época eram detentores do maior tempo no horário eleitoral --Ulysses Guimarães (PSDB) e Aureliano Chaves (PFL, o antigo nome do DEM).

Ulysses e Aureliano começaram na TV com 2% e 1% de intenções de voto, respectivamente. Tiveram amplo espaço, mas nunca decolaram. No final, ficaram em 7º e 9º lugares. Naquele ano foram ao segundo turno Fernando Collor (PRN) e Lula (PT), que tinham só cinco minutos por bloco de propaganda.

Em 2002, Lula teve 5min19s no horário eleitoral. Mas começou o programa com 37% de intenções de voto. José Serra (PSDB), o candidato do governo, teve 10min23s na TV e no rádio, só que pontuava 13%. O petista ganhou.

Quatro anos depois, Lula ganhou a reeleição, mas não conseguiu uma grande aliança. Ficou com 7min12s na TV. Seu adversário principal em 2006, Geraldo Alckmin (PSDB), tinha 10min13s. A diferença foi que o petista entrou no horário eleitoral já com 47% no Datafolha, contra apenas 24% do tucano.

Apenas em 1994 houve empate técnico na pesquisa entre dois candidatos no início da propaganda. Lula tinha 32% contra 29% de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O tucano, que venceu a disputa, tinha ampla vantagem no tempo de TV (7min49s X 3min31s), além do Plano Real que começava a dar certo.

Neste ano, Dilma Rousseff tem o maior tempo de TV (11min24s) e teve 36% no Datafolha na semana anterior ao início do horário eleitoral.

A peculiaridade desta disputa em relação às demais é que os dois candidatos de oposição estão empatados num patamar alto: Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) registram 21% e 20% no Datafolha, respectivamente. Marina tem 2min3s na TV, e o tucano, 4min35s.

Se Marina ou Aécio vencer a eleição, o fato será inédito na atual fase democrática do país: nunca um candidato a presidente ganhou tendo começado o horário eleitoral com pouco tempo de TV e atrás nas pesquisas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página