Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Políticos que resistiam a Marina agora querem apoio da candidata

Criticado pela Rede, Nelson Trad Filho (MS) diz ter aliança com PSB

JOÃO PEDRO PITOMBO DE SALVADOR

O avanço de Marina Silva nas pesquisas mudou o cenário em palanques estaduais do PSB. Políticos sem ligação com a candidata ou antes resistentes a ela agora embarcaram na "onda Marina".

Um dos casos emblemáticos é o de Nelson Trad Filho (PMDB), candidato ao governo de Mato Grosso do Sul.

Mesmo enfrentando oposição de membros da Rede, grupo liderado por Marina, Trad foi a um evento nesta semana no interior paulista no qual se encontrou com a candidata, apresentou a ela seu programa de governo e colocou seu palanque à disposição.

A Rede emitiu nota negando o apoio de Marina a Trad, que fez pouco caso. "Para mim a Rede não existe neste processo eleitoral. A aliança que eu tenho é com o PSB. Marina é do PSB, por isso a apoiamos", afirmou.

No Rio Grande do Sul e em Alagoas, onde a aliança com o PSB esteve ameaçada logo após a morte de Eduardo Campos, os candidatos José Ivo Sartori (PMDB-RS) e Biu de Lira (PP-AL) agora estão firmes no apoio à candidata.

Sartori citou Marina três vezes em seu último debate. Em Alagoas, onde Marina resistiu à aliança com Biu e apoia Heloísa Helena (PSOL) ao Senado, o apoio à ex-senadora deve ser anunciado em breve, diz o vice na chapa de Biu, Alexandre Toledo (PSB).

Outro exemplo está em São Paulo. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que apoiou a aliança de seu partido com Geraldo Alckmin contrariando Marina, agora é "marineiro": "Claramente minha candidata é a Marina".

Coordenador-adjunto de articulação política da campanha de Marina, Pedro Ivo admite dificuldade em controlar "apoios unilaterais": "É difícil ter esse controle".

Entre candidatos do PSB ligados a Campos, a estratégia é colar na ex-senadora. Na última semana, uma romaria de candidatos foi gravar com Marina: os candidatos ao governo Lídice da Mata (BA) e Eliane Novais (CE) e os postulantes ao Senado Wilson Martins (PI), Paulo Bornhausen (SC) e Wilma de Faria (RN).

Até candidatos de siglas pequenas surfam nessa onda. No Paraná, o candidato a governador Túlio Bandeira (PTC) mandou produzir material com a foto da ex-senadora. "Ela tem o mesmo discurso que eu: governar sem os partidos e com o povo."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página