Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

BERNARDO MELLO FRANCO (interino) - folha.com/painel

Olho no retrovisor

Aliados de Marina Silva (PSB) estão preocupados com os sinais de recuperação de Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas. "Nosso dever de casa no primeiro turno é não perder votos para ele", diz o deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ). Os marineiros começaram a discutir táticas para impedir que o eleitor menos convicto migre para o tucano nesta reta final. Uma das prioridades é manter o apoio da classe média nas grandes cidades, martelando que só Marina pode bater Dilma Rousseff (PT).

-

Nós contra ela Em São Paulo, a ordem é reforçar o apelo ao voto útil em Marina. "O paulista não vota para eleger alguém, ele vota para derrotar o outro", diz o deputado Márcio França (PSB-SP).

Pera lá Ao dizer que Marina não apoia Geraldo Alckmin porque tem "pouco conhecimento" de São Paulo, França irritou o coordenador da campanha, Walter Feldman. "Ele sabe que 50% do Estado vota nela. Está dizendo que o eleitor não sabe escolher?", questiona o dirigente.

Em solo lulista Os marineiros marcaram de última hora o comício de hoje em São Bernardo do Campo (SP). O objetivo é usar o berço do PT para "desmistificar" o discurso de que a candidata, se eleita, fará reformas que fragilizem o trabalhador.

Sebo nas canelas Marina Silva voltou a repetir nos palanques um mote de sua campanha em 2010: "Minha avó sempre dizia: Bicho de perna curta corre na frente!"

Sou você ontem O petista Fernando Haddad, quem diria, virou exemplo a ser seguido no comitê de Aécio. Os tucanos lembram que há exatos dois anos o prefeito de São Paulo estava em terceiro lugar no Datafolha, com 15%.

Só que... O eleitorado e o território paulistano são bem menores, o que favorece quedas e arrancadas na reta final da campanha. Nas corridas presidenciais, as ondas costumam ser mais lentas.

Procura pra mim O PT pediu ao PMDB que mapeie os diretórios estaduais que podem reforçar o palanque de Dilma num segundo turno contra Marina. Miguel Rossetto tratou do assunto com o peemedebista Eliseu Padilha.

Mapa da mina Os petistas esperam adesões no Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo.

Sola de sapato Dilma vai reforçar a campanha de rua para capturar eleitores que "fugiram" de Marina. No fim de semana, militantes vão invadir os chamados PPPs: praças, parques e praias.

Olha bem Foi o ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) quem avisou a Dilma que as propostas trabalhistas da campanha eram diferentes das posições oficiais do governo, o que suspendeu a divulgação do programa.

Coladinhos Ao criticar o "loteamento" de cargos no governo Alckmin, Paulo Skaf acabou admitindo que seu partido é aliado do tucano em São Paulo. "O PMDB apoia Alckmin na Assembleia, é base de apoio", reconheceu ontem, na rádio CBN.

Libera geral Candidatos ao governo do Rio competem para ver quem promete fazer menos vistorias veiculares. Anthony Garotinho (PR) diz que fará a cada dois anos. Lindberg Farias (PT) quer liberar todo carro com até oito anos. Hoje a vistoria é anual.

Visitas à Folha O vereador paulistano Nabil Bonduki (PT) visitou ontem a Folha. Estava com Mônica Nascimento Nader, assessora.

O diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Manoel Rangel, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Rubia Mazzini, assessora de imprensa.

>> com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

-

tiroteio

"Dilma já usou a tosse da vaca para dizer que não mudaria o ministro dos Transportes. Estou preocupado com os trabalhadores."

DO DEPUTADO LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre promessa de Dilma de que não mexerá em direitos, como férias e 13º salário, nem que a vaca tussa'.

-

contraponto

A presidente e a fúria bíblica

O ministro Guido Mantega (Fazenda) se reuniu com empresários da construção civil na quarta-feira. Presidente de um sindicato patronal, André Bahia reclamou da burocracia do governo e fez um pedido de ajuda:

--Leve essa questão para a presidente Dilma Rousseff. Quando ela fica brava, ela vira uma "jabesona"...

Espantado, Mantega brincou:

--Espero que isso seja um elogio!

Os empresários tiveram então que explicar que Jabesão é um homem valente citado na Bíblia. No texto sagrado, derrota 800 homens com uma lança, de uma só vez.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página