Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

BERNARDO MELLO FRANCO (interino) - folha.com/painel

Te quero verde

A campanha de Dilma Rousseff prepara nova ofensiva contra Marina Silva. Desta vez, a arma será o que a candidata do PSB já disse sobre o uso de transgênicos na agricultura. Os petistas identificaram que a ex-ministra do Meio Ambiente ainda pode perder votos nas regiões Sul e Centro-Oeste, onde a produção rural é mais forte. O marketing do PT pretende usar um discurso de 2002 no Senado em que Marina citou a Bíblia ao criticar o plantio de sementes geneticamente modificadas.

-

Escrituras Da tribuna, a candidata do PSB afirmou que o livro Levíticos 22:9 "expressa claramente que não se deve profanar a semente da vinha e que cada uma deve ser pura segundo a sua espécie".

Embalagem Os petistas querem passar a ideia de que Marina abrandou o discurso para se tornar uma candidata mais palatável, mas voltará a defender posições inflexíveis se chegar ao Planalto.

Olho na cerca No comitê de Dilma, a estratégia é considerada ainda mais promissora para um possível segundo turno com a ambientalista. O PT conta com a adesão de líderes ruralistas que hoje apoiam Aécio Neves (PSDB).

Cabo de guerra A presidente também enfrentou problemas na discussão de seu programa de governo para a agricultura. Houve embates entre os defensores do modelo familiar, alinhados ao PT, e os entusiastas do agronegócio, ligados ao PMDB.

Foice x trator Os petistas queriam incentivos à reforma agrária e mais benefícios aos pequenos lavradores. Os ruralistas defendiam mais atenção à produção em larga escala. A divergência foi uma das que empacaram a divulgação do programa petista.

Muy amiga A ordem para esconder placas com a foto de Geraldo Alckmin irritou aliados do tucano que acompanhavam Marina ontem em São Bernardo do Campo (SP). Alckmistas se referiam à presidenciável como "arrogante", entre outros termos.

Negócios à parte O deputado estadual Alex Manente (PPS), que produziu material com Marina e Alckmin, avisa que continuará a usar as peças: "Alckmin foi, é e será meu candidato. Todo material meu terá o nome dele".

Luz amarela Conselheiro de Marina, João Paulo Capobianco admite que a queda da ex-senadora no Datafolha coloca a campanha "em alerta". Ele diz, no entanto, que não é preciso fazer uma "revolução" na estratégia geral.

Cola nele A campanha de Dilma tentará desgastar Aécio em Minas com a suspeita de envolvimento do ex-senador Clésio Andrade (PMDB) em desvios no Sest/Senat. Ele foi vice do tucano entre 2003 e 2006 no governo do Estado.

Nada com isso O candidato a vice-presidente Aloysio Nunes (PSDB) rechaça os planos para ligar Andrade ao seu companheiro de chapa. "O que o Aécio tem que ver com a gestão do Sest? Isso não é problema dele", afirma o senador tucano.

Toma que é teu Para Aloysio, o PT não terá sucesso e Aécio continuará a crescer em Minas. "Qual é o partido atual do Clésio Andrade? É o PMDB, que apoia a Dilma", diz o vice.

Eu que fiz O ex-prefeito Paulo Maluf não engole a ideia de demolir o Minhocão, elevado que rasga o centro de São Paulo. "Isso é terrorismo. Por que não fecham por 15 dias, para ver o que acontece com o trânsito?", provoca.

Bom garoto Apesar de o novo Plano Diretor prever a desativação do elevado, o deputado é todo elogios ao prefeito Fernando Haddad (PT). "Ele é muito correto. Vamos apoiá-lo de novo em 2016".

>> com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

-

tiroteio

"O IBGE marinou': disse que a desigualdade aumentou, depois mudou de ideia. No fim, só mais uma amostra da incompetência petista."

DO DEPUTADO DUARTE NOGUEIRA (PSDB-SP), presidente estadual da sigla, sobre a correção nos dados do governo federal sobre a desigualdade no país.

-

contraponto

O casamento do doutor Ulysses

Fiel escudeiro de Ulysses Guimarães por 44 anos, o secretário Oswaldo Manicardi às vezes era escalado para tarefas inusitadas. Um dia, ouviu pedido para recolher os papéis de dona Mora, então viúva do primeiro marido.

--Preciso dos seus documentos --anunciou o assessor.

--Por quê? --quis saber dona Mora, intrigada.

--Porque o doutor Ulysses vai casar com a senhora.

Espantada, ela aceitou, conta o jornalista Jorge Bastos Moreno no livro "A História de Mora". O casal foi inseparável até o trágico acidente de helicóptero em Angra dos Reis, em 1992. Manicardi morreu no mês passado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página