Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Disputa no RS opõe petistas e jornalistas famosos da TV local

Olívio Dutra e Tarso Genro encaram popularidade de Lasier Martins (PDT) e Ana Amélia (PP)

Candidata é líder na disputa pelo governo e ataca contas do Estado, que tradicionalmente não reelege governador

FELIPE BÄCHTOLD DE PORTO ALEGRE

Dois veteranos do PT contra dois ex-apresentadores da principal rede de comunicação do Estado marcam as acirradas disputas eleitorais no Rio Grande do Sul.

De um lado, o atual governador e candidato à reeleição, Tarso Genro, 67, e o ex-governador Olívio Dutra, 73, que concorre ao Senado.

De outro, Ana Amélia Lemos (PP) e Lasier Martins (PDT), jornalistas que se tornaram conhecidos entre os gaúchos por comentários críticos a políticos tradicionais.

Na briga pelo governo, Tarso tenta superar a má avaliação e o histórico local: desde a ditadura militar, nunca um partido governou o Estado por dois mandatos seguidos.

Para romper o tabu, o petista precisa reduzir a vantagem de Ana Amélia, 69, ex-radialista e comentarista do grupo RBS, afiliado da Globo.

No Datafolha da semana passada, ela apareceu dez pontos à frente do petista.

Já na corrida ao Senado, a liderança é dividida entre Dutra e o ex-apresentador Martins, 72, que deixou a TV há menos de um ano para marcar a sua estreia na carreira política do Estado.

O antigo vínculo de Ana Amélia e Lasier com o grupo de comunicação virou motivo de ataques de petistas.

Tarso vem dizendo que a adversária "não conhece o Rio Grande" pois morou por décadas em Brasília, onde comentava assuntos do Congresso e do Planalto.

Tanto ela como Lasier possuíam ampla visibilidade em vários veículos da rede, que lidera a audiência em variados segmentos do Estado.

Lasier, por exemplo, somando o tempo como âncora no rádio e a apresentação de um programa em um canal a cabo da RBS, ficava três horas e meia ao vivo por dia.

Na tela, o pedetista e a candidata do PP adotavam uma linha de comentaristas ponderados. Ana Amélia se mostrava mais informativa e dedicava menos espaço a opiniões. Especializou-se no agronegócio e, hoje, é vista quase como uma representante do setor.

PROBLEMAS DE CAIXA

Na campanha, Ana Amélia e Lasier estão em coligações distintas, mas têm atacado a situação das finanças do governo petista. A candidata critica o saque de depósitos judiciais e fala que, se eleita, vai "arrumar a casa".

O Rio Grande do Sul é hoje o Estado mais endividado do país proporcionalmente e sofre com um rombo na Previdência --há mais funcionários inativos do que ativos na folha de pagamento.

Tarso diz que já articula a renegociação da dívida do Rio Grande do Sul com o governo federal e que a crise nas contas tem "40 anos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página