Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Petrobras diz que investigará fraude de sua fornecedora

Sanko Sider foi contratada usando a documentação de uma outra empresa, a Companhia Mecânica Auxiliar

Em três anos seguidos, a Sanko foi aprovada no cadastro da Petrobras apresentando balanços da outra companhia

MARIO CESAR CARVALHO DE SÃO PAULO

A Petrobras vai investigar como a empresa Sanko Sider conseguiu ser aprovada como fornecedora da estatal usando a documentação de uma outra companhia.

Só empresas aprovadas no cadastro da Petrobras podem vender ou prestar serviços para a estatal.

Laudo da Polícia Federal anexado a um dos processos da Operação Lava Jato afirma que consórcio liderado pela Camargo Corrêa repassou R$ 37,7 milhões a duas empresas do doleiro Alberto Youssef por meio da Sanko Sider e Sanko Serviços.

Os serviços contratados pela Camargo Corrêa não foram prestados, segundo os peritos da Polícia Federal. O consórcio conquistou o maior contrato para a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, de R$ 3,4 bilhões, em valores de 2010.

Procuradores que atuam no caso defendem que todos os depósitos feitos em empresas do doleiro eram destinados ao pagamento de propina para políticos. Contratos superfaturados da refinaria eram a fonte desses repasses, ainda de acordo com os procuradores.

A Sanko apresentou documentos de outras empresas porque seu balanço registrava prejuízos e dívidas, de acordo com os peritos, o que resultaria na reprovação da empresa.

Ao responder a questionamento da Folha, a Petrobras informou que uma empresa não pode usar documentação contábil de outra para obter o registro no cadastro.

"O procedimento regular é a análise da documentação contábil da própria empresa ou da empresa controladora", afirma nota da estatal.

Em três anos seguidos (2009 a 2011), a Sanko conseguiu ser aprovada no cadastro da Petrobras apresentando balanços da Cia. Mecânica Auxiliar, da qual ela detém só 33% das ações. Em 2013, a empresa foi aprovada com documentos próprios. Neste ano, porém, a Petrobras reprovou a empresa porque ela não apresentou documentação contábil de 2013.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página