Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Indiciados tiveram 7 reuniões na sede da Advocacia-Geral

Paulo Vieira, acusado de chefiar quadrilha que vendia pareceres, lidera lista de reuniões com Weber Holanda

Dados são dos registros da portaria da AGU; é possível que outros tenham entrado sem necessidade de registro

BRENO COSTA MATHEUS LEITÃO DE BRASÍLIA

Apontado como líder de uma quadrilha acusada de negociar pareceres jurídicos, Paulo Vieira lidera a lista de audiências concedidas neste ano por José Weber Holanda, ex-advogado-geral adjunto da União. Os dados constam da lista de visitantes registrados na recepção do prédio da AGU (Advocacia-Geral da União), em Brasília.

Somente em 2012 foram sete os encontros de Vieira, ex-diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), com Weber, que foi denunciado por corrupção passiva pelo Ministério Público, na Operação Porto Seguro da Polícia Federal.

Em um desses encontros, na tarde do dia 7 de fevereiro, Vieira esteve acompanhado do ex-senador Gilberto Miranda, principal interessado na exploração da Ilha de Cabras, em Ilhabela (SP), e também denunciado no caso.

Weber admitiu à Folha que encontrou os dois. Na conversa, diz, Miranda pediu que ele interviesse em seu favor em processo que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a propriedade da ilha. O pedido era para que Weber conversasse com o relator do processo, Joaquim Barbosa, o que nunca ocorreu, diz.

A sala onde o ex-adjunto da AGU despachava é contígua ao gabinete do ministro Luís Inácio Adams. Os cômodos tinham comunicação interna. A AGU informou que o ministro nunca se encontrou com Vieira ou com Miranda.

Embora fosse diretor da ANA, Vieira se identificava na portaria só como advogado.

A AGU já havia informado que ele fez 23 pedidos de audiência com Weber Holanda, mas informou, na ocasião, que não era possível dizer se todos os encontros efetivamente ocorreram. O mesmo sobre Miranda, que teria pedido duas audiências.

Weber era o único dos três adjuntos de Adams que não divulgava publicamente sua agenda de compromissos.

Na portaria da AGU há registros de 45 pessoas para reuniões com Weber. Mas é possível que outras pessoas tenham chegado a ele sem identificação.

Com sete visitas está o advogado Marcelo Fontoura Valle, que chegou a ser preso em 2007, acusado de envolvimento em fraudes milionárias contra o Detran-PR. Ele e os outros réus foram absolvidos. A AGU informou que os contatos eram para tratar de tentativas de depósitos para uma agropecuária de títulos da dívida agrária devidos pela União. O montante pretendido chegava a R$ 45 milhões.

A AGU foi contra isso em 2011. As visitas, porém, foram em 2012. O órgão não soube informar o teor das reuniões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página