Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova tecnologia monitora uso de texto de agência

DE BRASÍLIA

A agência de notícias americana Associated Press lançou uma ferramenta específica para monitorar o uso de seu conteúdo original. Trata-se de uma espécie de "marca d'água digital" que localiza o endereço no qual os textos são lidos.

Chamado de News Registry, o sistema pode ser usado por terceiros que saberão "como o seu conteúdo é usado on-line".

O objetivo da ferramenta não é apenas buscar informações sobre transgressores que fazem cópias de conteúdo jornalístico sem autorização mas também mapear a audiência dos textos em todos os sites em que ele é publicado, licenciados ou não.

Segundo a agência de notícias, o News Registry embute em cada texto uma etiqueta eletrônica em microformato chamada hNews. Ela é descrita como "um código de computador de fonte aberta [livre], simples e que é baseado em linguagem HTML".

Além disso, a ferramenta contém um sistema de mensuração que monitora o uso do conteúdo.

ETIQUETA

O News Registry faz uma anotação toda vez que a notícia é lida por algum internauta, marcando em qual site isso ocorreu e coletando "alguma informação geral sobre o leitor".

Como na web os textos são facilmente copiáveis, o conteúdo que usa o News Registry será sempre copiado com a microetiqueta eletrônica embutida.

Quando o material é colado em algum outro site e é acessado por algum internauta, o dado dessa audiência é imediatamente registrado e enviado para a Associated Press.

A agência explica: "Isso não impede o uso indevido do conteúdo, mas ajuda os publishers a mapearem essa ação indevida".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página