Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

João Paulo vai à posse de aliado e diz querer ajudar administração

Deputado federal foi ovacionado durante solenidade em Osasco

DE SÃO PAULO

Condenado no processo do mensalão, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) compareceu ontem à cerimônia de posse do novo prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), onde foi ovacionado.

João Paulo disse estar à disposição do partido para ajudar na administração da cidade. "Há uma expectativa muito grande em relação ao nosso governo que começa hoje", afirmou ele, em discurso na Câmara Municipal.

Ao chegar ao Teatro Municipal, onde os secretários tomaram posse, o deputado teve o nome gritado pelos aliados e foi mais aplaudido que o próprio prefeito.

Em agosto, João Paulo deixou a disputa pela prefeitura após ser condenado pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro pelo Supremo.

Ele recebeu uma pena de nove anos e quatro meses de prisão, que deve ser inicialmente cumprida em regime fechado.

No lugar de João Paulo, o PT de Osasco colocou como candidato Lapas, que era secretário do agora ex-prefeito Emidio de Souza (PT).

Ontem na posse, João Paulo disse que Lapas virou secretário por indicação sua.

O petista acabou vencendo com 60% dos votos válidos, porque seu principal adversário, o tucano Celso Giglio, teve a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa.

Na eleição, o tucano recebeu 149.579 votos, enquanto o petista ficou com 138.435.

Durante a campanha de Lapas, João Paulo não se pronunciou sobre a saída e não fez aparições públicas, apesar de ter continuado articulando nos bastidores.

Temendo um efeito negativo maior na eleição, os petistas da cidade também evitaram comentar o caso do deputado durante a eleição. Em comício na cidade, o ex-presidente Lula não mencionou o caso do petista.

PACIÊNCIA

Ontem, João Paulo disse que espera levar 2013 de forma devagar e com paciência. "Queria partilhar a calma e a paciência que é preciso em todos os políticos", disse.

Segundo ele, este ano é para "renovar as esperanças".

O deputado ainda citou trecho da música "Argumento" de Paulinho da Viola: "Faça como um velho marinheiro, que durante o nevoeiro, leva o barco devagar".

Na Câmara Municipal, João Paulo lembrou que iniciou a carreira política como vereador na cidade. "Talvez eu não tivesse passado pelos percalços que estou passando se tivesse ficado por aqui."

A prefeitura informou que o discurso de deputados nas posses dos prefeitos está previsto no cerimonial.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página