Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo equipara peregrinos a torcedores da Copa

DE SÃO PAULO

Os peregrinos estrangeiros que irão ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude terão as mesmas facilidades para a obtenção de vistos que os torcedores da Copa das Confederações, que ocorre neste ano, e da Copa do Mundo, no ano que vem.

Os vistos serão gratuitos e o processo será desburocratizado. Segundo o Itamaraty, os fiéis precisarão apenas de passaporte e comprovante de inscrição para solicitá-lo.

O benefício foi concedido aos peregrinos por meio da Lei Geral da Copa. Um artigo prevê que funcionários, jogadores, árbitros e torcedores terão vistos emitidos com prioridade -o Brasil exige vistos a turistas de 128 países.

A Igreja Católica estima que dois milhões de jovens, entre brasileiros e estrangeiros, participarão da vigília de encerramento, antes da missa que o papa Bento 16 celebrará no dia 28 de julho.

"A pergunta que a gente faz à igreja é como eles vão conseguir receber tanta gente", diz Léa Cavallero, assessora especial da presidência da Infraero. Como o Galeão, no Rio, ficará em obras até dezembro, a empresa estuda instalar uma área de apoio para auxiliar chegadas e partidas de peregrinos.

A Infraero também organizará a recepção de até 3.000 participantes VIPs, como bispos e cardeais. Por isso, funcionários das áreas operacionais e de atendimento não poderão tirar férias em julho.

Com representantes de ao menos 109 países, a Jornada faz parte do planejamento do governo federal para os grandes eventos que ocorrerão no Brasil até a Olimpíada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página