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Assembleia de SP renova frota e se desfaz de carros quase sem uso

Troca de 150 veículos deve custar até R$ 11 mi; automóvel que rodou só 225 km será substituído

Os atuais (modelo Vectra, comprados no final de 2010) serão usados pela Casa como parte do pagamento

DE SÃO PAULO

A Assembleia Legislativa de São Paulo abriu na última sexta-feira uma licitação para renovar a frota de automóveis oficiais usados pelos 94 deputados estaduais e por alguns diretores da Casa. Serão comprados 150 novos carros.

Entre os veículos que serão trocados há alguns praticamente sem uso: um dos automóveis rodou apenas 225 quilômetros, e outro, 6.471. No total, 15 carros da atual frota do Legislativo têm menos de 30 mil quilômetros rodados.

Os automóveis atualmente em uso, do modelo Vectra Sedan Elite, foram adquiridos há pouco mais de dois anos, em dezembro de 2010, por R$ 59,5 mil cada.

Questionada sobre a necessidade da troca dos carros com pouco uso, a Assembleia disse que toda a frota atual será usada, com valor de mercado, como parte do pagamento dos novos carros.

O conjunto foi avaliado por um perito, a pedido da Assembleia, em R$ 4,7 milhões. Há dois anos, a Casa pagou R$ 8,9 milhões pelos carros novos -depreciação de 47%.

Com isso, o Legislativo deve desembolsar um valor entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões, a depender do modelo do carro escolhido. O critério será o menor preço.

A troca foi noticiada no último sábado pelo jornal "O Estado de S. Paulo". A Assembleia justificou a aquisição pelo aumento nos custos de manutenção da frota atual.

O edital exige que os novos veículos tenham ar-condicionado digital e tocador de música no formato MP3. Devem ser sedan, ano 2013 e modelo 2013, com motor 2.0, 16 válvulas e potência mínima de 150 cavalos. Não há, no entanto, exigências sobre o consumo de combustível ou sobre a emissão de poluentes.

EXIGÊNCIAS TÉCNICAS

Há a determinação ainda de que o carro tenha comprimento mínimo de 4,5 metros e rodas com perfil superior a 50. Essas especificações restringem a escolha da Casa a apenas dois modelos disponíveis hoje no mercado: o Toyota Corolla (R$ 72.990) e o Citroën C4 Pallas (R$ 67.142).

Outros veículos do tipo não se adequam por pouco. Uma das versões do Honda Civic, por exemplo, mede 4,48 metros - 2 centímetros a menos que o exigido. O Fluence, da Renault, tem potência de 143 cavalos, sete a menos que o previsto no edital. Já o Peugeot 408 tem rodas com perfil 45, e não 50, e também não se enquadra no edital.

Em resposta à Folha, a Assembleia afirmou que as especificações foram definidas com base em "critérios de economicidade e segurança", estabelecidos a partir das "reclamações de parlamentares e dos agentes de segurança".

Disse também que a viabilidade administrativa e jurídica da compra foi atestada pela Procuradoria da Casa e pela comissão de licitação.


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