Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Assembleia suspende compra de carros

Ministério Público apura suspeita de direcionamento no edital para adquirir 150 veículos para deputados estaduais de SP

Pregão seria hoje; licitação é interrompida após três montadoras e associação de locadoras recorrerem

DE SÃO PAULO

Após recursos de três montadoras e de uma associação de locadoras de veículos, a Assembleia Legislativa de São Paulo suspendeu a licitação para a renovação de sua frota de carros oficiais.

O Legislativo realizaria hoje um pregão para comprar 150 novos veículos. As exigências do edital, no entanto, restringiam as escolhas da Casa a somente dois modelos disponíveis no mercado, um da Toyota e outro da Citroën.

Segundo a Assembleia, o edital foi contestado por Ford, Nissan e Renault e pela Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis.

A decisão, publicada no "Diário Oficial", informa que o edital será reavaliado. A Casa afirmou também que fará uma "análise técnica" dos recursos protocolados, mas não deu prazo para a retomada do processo de compra.

A licitação já é alvo de um procedimento preparatório de inquérito civil do Ministério Público Estadual, que colhe informações para instaurar uma investigação por suspeita de direcionamento.

Além disso, o Ministério Público de Contas do Estado havia pedido a suspensão da compra.

Segundo o órgão, o edital tem pontos que, "em tese, podem comprometer a legalidade, a transparência e a competitividade da licitação -e, consequentemente, a regularidade e a economicidade da contratação".

Para comprar os novos carros, a Assembleia usará os veículos da frota atual -avaliada em R$ 4,7 milhões- como parte do pagamento.

Entre os carros que serão trocados há alguns com muito pouco uso: um deles tem somente cerca de 200 quilômetros rodados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página