Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Igreja e governo traçam plano contra caos aéreo durante evento católico

Objetivo é evitar filas no Galeão durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio

VENCESLAU BORLINA FILHO DO RIO

Para evitar um novo caos aéreo durante a Jornada Mundial da Juventude, prevista para acontecer de 23 a 28 de julho no Rio, a Igreja Católica e o governo articulam a criação de áreas de permanência temporária para os fiéis no aeroporto internacional do Galeão.

Chamadas de "fun zone" (área de diversão, em tradução livre), os espaços ficariam do lado de fora dos terminais de embarque e desembarque. Nelas, além de área de alimentação e serviços como wi- fi, seriam instalados pontos para check-in dos peregrinos.

Isso evitaria grande concentração de passageiros dentro do terminal e a repetição de cenas de longas filas e, possivelmente, tumultos.

Outras medidas, como formas de incentivar o turismo pela cidade após o fim do encontro religioso, também estão sendo estudadas, para evitar uma "corrida" ao aeroporto de todos os visitantes ao mesmo tempo.

Segundo a SAC (Secretaria de Aviação Civil), o pedido para que fossem tomadas medidas para evitar problemas no aeroporto partiu da própria igreja. Na jornada de Madri (Espanha), em 2011, a corrida de fiéis para embarcar de volta para seus locais de origem fez com que, durante três dias, houvesse atrasos para embarques e desembarques.

Para dimensionar as áreas temporárias, a SAC espera uma estimativa oficial do número de peregrinos que poderão vir ao Rio.

A expectativa inicial era de 2 milhões de pessoas, mas o total pode aumentar bastante caso o novo papa confirme sua vinda ao encontro.

AGRAVANTES

O Galeão está com sua capacidade reduzida por causa de obras realizadas nos dois terminais. Em 2012, o aeroporto atingiu sua capacidade anual de usuários, de 17,3 milhões de pessoas.

Como alternativa para atender os visitantes durante a jornada, a SAC já credenciou os aeroportos de Cabo Frio (internacional), Macaé e até o de Jacarepaguá (zona oeste do Rio) para que possam receber voos desviados do Galeão e do Santos Dumont em caso de congestionamento ou de fechamento por causa de mau tempo.

O aeroporto de Guarulhos (Cumbica) também servirá de entrada para os fiéis vindos do exterior, assim como o de Campinas (Viracopos). Congonhas também está na lista dos aeródromos auxiliares.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página