Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeitos debatem corte de serviços do HC

Membros de 26 cidades se reúnem para achar alternativa à redução dos atendimentos

DE RIBEIRÃO PRETO

Prefeitos e secretários da Saúde de 26 cidades da região de Ribeirão Preto devem discutir amanhã uma alternativa diante da redução dos atendimentos anunciados na última segunda-feira pelo HC (Hospital das Clínicas).

O hospital informou que vai diminuir os atendimentos de baixa e média complexidade, sem informar quantidade de corte ou prazo.

Segundo a prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (PSD), caso a situação se concretize, o município cogita uma audiência com o Ministério da Saúde para repassar diretamente aos municípios o recurso hoje destinado ao HC para que eles procurem outros hospitais, prestadores do mesmo serviço.

Dárcy deve repassar a ideia a outras cidades da região.

Acompanhada do secretário da Saúde, Stenio Miranda, ela disse que o HC já recebe verba para o atendimento, e por isso, não deveria anunciar qualquer redução.

"A decisão do HC não é correta porque ele é um prestador de serviços, e não um gestor do dinheiro", disse. "O hospital tem a responsabilidade de atender os pacientes de várias cidades da região porque recebe para isso."

A Folha não conseguiu ouvir o HC sobre a crítica.

Com o anúncio feito pelo hospital, o secretário disse temer que outros centros de saúde que também atendem o SUS fiquem sobrecarregados.

Para ele, se não houver essa elevação de repasses às prefeituras, haverá dificuldade para unidades de saúde e hospitais absorverem toda a demanda criada pela redução de atendimentos no HC.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página