Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Amendoim lançado na Agrishow promete elevar o bom colesterol

Nova variedade do produto foi apresentada pelo Instituto Agronômico de Campinas

JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

Uma nova variedade de amendoim, desenvolvida pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas), pode contribuir para o aumento do chamado bom colesterol.

A variedade foi apresentada na Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola), em Ribeirão Preto, cujo evento é conhecido principalmente pelas máquinas, mas que também traz inovações em produtos agrícolas.

O novo tipo de amendoim, que ganhou o nome de IAC OL 3, foi apresentada pela primeira vez ao público.

O produto desenvolvido gera grãos que contêm alto teor de ácido oleico, que prolonga a vida de prateleira do amendoim e contribui para a redução da taxa de triglicérides, aumentando o bom colesterol, segundo informações do instituto.

Os grãos da nova variedade desenvolvida pelo IAC são considerados "alto oleicos" porque apresentam até 80% do ácido. Nos tradicionais, o índice é de 40% a 50%.

De acordo com o pesquisador do IAC Ignácio José de Godoy, essa característica dobra o tempo de prateleira do produto, o que é o ideal para a indústria de confeitos.

"Os amendoins tradicionais se conservam por cerca de seis meses sem rancificar e perder o sabor. A nova variedade [do IAC] consegue se manter por 12 meses sem perda de qualidade", disse.

São Paulo é o maior produtor de amendoim do país, com 240 mil toneladas --80% do total produzido no Brasil (300 mil toneladas).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página