Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Incentivada por crédito, agricultura familiar ganha espaço

De roçadeira a maquinários adaptados, fabricantes apresentaram na Agrishow novidades para o segmento

JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

O valor recorde de R$ 2,6 bilhões em negociações na 20ª Agrishow, em Ribeirão, não teve participação maciça apenas de produtos de luxo --como aviões, helicópteros, lanchas e camionetes-- e de grandes máquinas destinadas ao agronegócio.

A agricultura familiar, segundo a organização do evento, também registrou uma participação importante no volume de negócios gerados, graças, sobretudo, a linhas de financiamento público.

Vice-presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), João Marchesan não informou o total negociado no setor, mas apontou que ele ganha cada vez mais destaque na feira.

"Os fabricantes de máquinas agrícolas estão dando um foco muito importante na agricultura familiar. É um setor que tem andado bem."

Empresas com estandes na feira focaram nos pequenos e médios produtores, como por exemplo a Yanmar Agritech. Segundo Pedro Cazado Lima Filho, gerente de pós-vendas e marketing, a empresa produz máquinas segundo a necessidade do cliente.

"Adaptamos maquinários para cultivo de uva, café, hortaliça, maçã, cebola. O foco é atuar na mecanização da pequena propriedade e garantir renda aos produtores."

No estande da marca, as concessionárias esperavam vender 300 máquinas.

A Agrale também destina parte de seu portfólio à agricultura familiar. Segundo o gerente de vendas de tratores, Silvio Rigoni, a intenção é fixar o produtor do campo.

"Se o pai fica na fazenda e tem rentabilidade por meio da mecanização, o filho não vai se interessar em sair do campo. O foco é o jovem."

A expectativa da empresa era comercializar cerca de 30% mais do que em 2012.

O presidente e proprietário da Budny, fabricante de tratores e implementos de pequeno porte, Carlos Budny, disse que o setor vem registrando bom desempenho. A empresa catarinense produz tratores 100% nacionais.

A marca possui hoje 50 revendedoras --a meta, segundo ele, é dobrar neste ano.

A sueca Husqvarna ofereceu motosserras, roçadeiras, cortadores de gramas e tratores direcionados a pequenos produtores, que arrendam ou atuam em áreas onde há plantação de árvores destinadas a indústrias papeleiras.

A intenção era dobrar o volume de vendas, em comparação com a feira de 2012.

FINANCIAMENTOS

Os gerentes, diretores e gestores dessas empresas atribuem ao programa Mais Alimentos, do governo federal, o sucesso das vendas para a agricultura familiar.

A linha de financiamento, liberada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, permite ao agricultor captar até R$ 200 mil para a mecanização de suas propriedades. Desde 2008, o programa destinou para as fazendas mais de R$ 15 bilhões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página