Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Conselho veta compra de hospital pela Unimed

Decisão do Cade anula fusão da cooperativa com centro de saúde de Franca

Com o veto, que atinge 115 mil pessoas, estrutura de atendimento dos dois grupos volta a ser como era até maio de 2012

VENCESLAU BORLINA FILHO DE RIBEIRÃO PRETO

Os usuários dos planos de saúde da Unimed e do Hospital Regional de Franca (Regional Saúde) não terão mais o atendimento médico e hospitalar compartilhado a partir do dia 20 de maio.

A medida atende a uma decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que vetou a aquisição do hospital e do plano Regional Saúde pela Unimed.

A transação, no valor de R$ 45 milhões, ocorreu há um ano, mas só agora a decisão do Cade foi divulgada.

No período, os clientes passaram a integrar um único plano, o da Unimed, e a usar todos os serviços oferecidos pelos dois grupos. Agora, eles retornam para os planos originais, com o atendimento --médicos, hospitais e ambulatórios-- que tinham antes.

A Unimed tem 75 mil usuários em Franca, enquanto o Regional Saúde, 40 mil beneficiários. Segundo os representantes dos dois grupos, não haverá prejuízo aos usuários e aos profissionais que atuavam no atendimento.

De acordo com o Cade, a aquisição foi reprovada porque resultou em concentração acima de 80% do mercado de serviços médico-hospitalares e de planos de saúde --individuais e coletivos.

Os planos de saúde são os únicos da cidade que dispõem de rede própria para atendimento. Na visão do conselho, a fusão impedia a concorrência dos serviços e o favorecimento aos usuários.

O diretor-presidente da Unimed em Franca, Otto Cezar Barbosa Júnior, afirmou que vai acatar a decisão, mas que não concorda com os argumentos do Cade. "A aquisição objetivou apenas a união dos grupos e serviços, com melhora da qualidade para o usuário", disse.

O diretor do Regional Saúde, Carmilon Resende, informou em nota que a proposta de fusão não foi motivada por problemas financeiros, "mas pelo objetivo de formar um grupo com mais força frente às exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)." A Unimed tem 320 cooperados em Franca e o Regional Saúde, cem médicos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página