Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plano reativa telefonia local em Ribeirão

Coderp recebeu autorização da Anatel para operar um serviço de voz pela internet, o que será feito no ano que vem

Já em 2015, empresa planeja solicitar licença para comercializar linhas de telefonia fixa na cidade e na região

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

A Coderp (companhia de economia mista controlada pela Prefeitura de Ribeirão Preto) recebeu autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para operar um serviço de voz pela internet e já planeja solicitar uma licença para comercializar linhas de telefonia fixa na cidade e na região.

O uso da tecnologia Voip (voz por protocolo de internet, na sigla em inglês) será implantado no ano que vem na administração municipal e terá investimento de R$ 7,9 milhões, já previstos no Orçamento de 2014.

O plano inicial é que as ligações entre as secretarias e órgãos da prefeitura sejam feitas por meio do sistema a partir do próximo ano.

Para o superintendente da Coderp, Davi Cury, o sistema pode gerar uma economia de até 90% nos gastos com telefonia. Uma ligação pelo sistema, similar ao programa Skype, não paga tarifas de telefonia. Como é feito pela internet, o único custo é o da conexão com a rede.

A prefeitura não disse quanto gasta, mas o Portal da Transparência aponta que, de janeiro a setembro, os pagamentos à Telefônica somavam R$ 2 milhões.

'VOLTA DA CETERP'

Numa segunda etapa, após implantar o sistema na prefeitura, a Coderp planeja pedir à Anatel, provavelmente em 2015, licença para operar telefonia fixa usando o Voip.

Na prática, seria a volta de uma "telefônica", lembrando a Ceterp (Centrais Telefônicas de Ribeirão Preto), empresa municipal que operou na cidade de 1977 até 1999, quando foi privatizada.

A comparação é descartada, porém, por Cury. Os planos, diz ele, são outros, pois a Coderp não tem o objetivo de disputar mercado com as operadoras, mas reduzir custos para a prefeitura e gerar receita para empresa.

Foco de críticas na cidade, a Coderp viu os recursos repassados pela prefeitura dobrarem desde 2009. A oposição vê irregularidades nas terceirizações da empresa.

Especialistas ouvidos pela Folha aprovam o Voip. Para o professor de engenharia das telecomunicações da PUC-Campinas Omar Branquinho, a telefonia pelo sistema exige menos custos que a telefonia tradicional. Por isso, muitas empresas do setor já usam o tráfego de dados pela internet para completar as ligações entre telefones fixos.

Segundo Branquinho, não há prejuízo na qualidade da ligação pela internet.

O presidente da consultoria em telecomunicações Teleco, Eduardo Tude, afirma que a licença de telefonia não é difícil de ser conseguida. "É interesse da Anatel que tenham várias empresas operando telefonia fixa", diz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página