Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Especialista diz que há risco de novo afundamento em cratera

DE RIBEIRÃO PRETO

A cratera que surgiu no último dia 9 na rua Elídio Vieira de Souza, no José Sampaio, em Ribeirão, tem risco de ficar ainda maior. A avaliação foi feita pelo engenheiro Cláudio Santos, que fez laudo sobre a situação do local.

O documento, encomendado pela prefeitura, apontou a existência de um lençol subterrâneo de água a quatro metros de profundidade e que o solo é pouco consistente.

O risco existe caso chova --a temporada de chuva começa no próximo mês. De acordo com Santos, engenheiro civil especialista em geotecnia, apesar de haver risco associado às chuvas, a possibilidade de a erosão alcançar os imóveis é pequena.

A prefeitura informou que, com o laudo, terminou o projeto e deve contratar uma empresa para fazer os serviços.

O secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, disse que o projeto incluirá a drenagem da água subterrânea. "As casas foram construídas há 25 anos e talvez na época a drenagem deveria ter sido feita", afirmou.

Para Santos, o afundamento ocorreu por uma "fatalidade de um comportamento natural" --combinação da água no subsolo com a erosão do córrego ao lado da rua.

A recomposição da área contará com a retirada da capa asfáltica em cerca de 300 m de extensão --a cratera tem 50 m--, reposição das redes de água, esgoto, galerias pluviais e novo asfalto. Três imóveis foram interditados na rua devido ao problema.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página