Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Apreensão de droga cresce 45% em 2013

No total, Polícia Federal apreendeu 2.237 kg de cocaína e maconha até outubro, o que já supera o total de 2012

Para advogado de comissão da OAB, mercado consumidor da região de Ribeirão é 'promissor' ao tráfico

DE RIBEIRÃO PRETO

Em somente dez meses deste ano, a PF (Polícia Federal) de Ribeirão Preto já apreendeu mais drogas que em todo o ano passado.

De acordo com dados da PF, em 2012 foram apreendidos 1.539 quilos de maconha e cocaína pela unidade de Ribeirão, enquanto de janeiro a outubro deste ano o total já atingiu 2.237 quilos.

Para o delegado-chefe da PF de Ribeirão, Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, uma das causas do resultado deste ano é o aumento do número de policiais federais em toda a região.

"Focamos também em um trabalho de inteligência no combate às quadrilhas", afirmou o delegado.

O volume de cocaína apreendida supera o de maconha: 1.152 quilos, ante 1.085 quilos de maconha, o que mostra uma inversão do registrado nos últimos anos.

Almeida Filho descartou que exista um crescimento do número de organizações criminosas que justificasse a alta de apreensões e afirmou que a corporação recebeu auxílio da população no trabalho de combate ao tráfico.

Segundo ele, a colaboração faz com que o trabalho fique ágil. Outro fator citado pelo chefe da PF é a cooperação com outros departamentos da polícia na região.

Com a força integrada, as delegacias regionais se beneficiam com o cruzamento de dados e informações.

PORTA

Ricardo Alves de Macedo, advogado da comissão de direito criminal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ribeirão, afirmou que não há um fator específico para atribuir o crescimento, mas que a cidade é uma das principais da chamada "rota caipira".

Traficantes comumente se utilizam de estradas das áreas rurais para o transporte de entorpecentes vindos de Estados vizinhos, como Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O advogado citou também que o mercado consumidor da região é bastante promissor para o tráfico, "com muita gente jovem e poder aquisitivo alto".

Nos últimos cinco anos a PF aprendeu, em toda a região de Ribeirão, cerca de 40 toneladas de drogas e 22 aeronaves usadas pelo tráfico nacional e internacional.

O delegado disse que a polícia deverá intensificar as suas ações no combate ao tráfico no final do ano, período em que há o aumento do consumo de entorpecentes durante as festas.

Para o ano que vem, quando o país será sede da Copa do Mundo, a PF prepara uma ação intensa de combate ao tráfico nas fronteiras. (CAMILA TURTELLI)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página