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Quatro empresas oferecerão o serviço em 2014
DE RIBEIRÃO PRETODesde que o Estado acabou com o monopólio do Sem Parar, que por 13 anos atuou nas rodovias sem concorrência, ConectCar, DBTrans e Move Mais --que ainda não iniciou os serviços-- já foram autorizadas a atuar.
Segundo a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), a ampliação para 80% da frota equipada com chips permitirá também a ampliação do Sistema Ponto a Ponto, hoje implantado nas regiões de Indaiatuba, Itatiba e Jaguariúna.
O sistema utiliza uma nova forma de cobrança de pedágio, em que os motoristas usam o tag, mas pagam só pelo trecho percorrido. Os valores são debitados eletronicamente.
Para o especialista em legislação de trânsito Adhemar Gomes Padrão Neto, presidente da ABSV (Associação Brasileira para Segurança Veicular), o avanço do pagamento eletrônico e a concorrência são importantes para que haja a redução de tarifas.
Já Moacyr Duarte, presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias e Rodovias), disse que, para o Ponto a Ponto funcionar, terá de estar 100% implantado no Estado. Segundo ele, as praças de pedágio estão mal localizadas.