Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Secretário diz que está 'surpreso' com fila

DE RIBEIRÃO PRETO

O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Stenio Miranda, disse estar surpreso com a informação de que há uma fila com 109 pacientes de Ribeirão à espera de radioterapia no Hospital das Clínicas.

"Não recebi nenhum comunicado, nem do HC, nem do DRS [Departamento Regional de Saúde], nem da comissão [criada para agendar pacientes com câncer]."

Segundo Miranda, os pacientes foram encaminhados ao HC porque o hospital abriu vagas no sistema usado para este fim, que é administrado pelo DRS, ligado à Secretaria de Saúde de São Paulo.

O médico Pedro Carneiro, que representa o HC na comissão criada para agendar o tratamento de pacientes com câncer, confirma a versão de Miranda.

Carneiro afirma que de fato há vagas para novos pacientes, porque o problema está concentrado na radioterapia. Outros serviços, como consultas, quimioterapia e cirurgias oncológicas não estão sobrecarregados, de acordo com o médico do HC.

Sobre o número menor de pacientes enviados à Beneficência Portuguesa, a prefeitura informou que encaminha os pacientes a hospitais que poderão oferecer o tratamento completo do caso.

Segundo a secretaria, não é recomendável encaminhar o paciente apenas para o procedimento da radioterapia.

Miranda diz que o SUS estabelece uma ordem de prioridade para o encaminhamento de pacientes: primeiro para os hospitais públicos, como o Hospital das Clínicas, em seguida, os filantrópicos, como a Beneficência Portuguesa, e, por último, hospitais particulares.

A secretaria diz que o critério para a escolha da unidade são o estado clínico do paciente e a capacidade do hospital de tratar do caso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página