Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Bico' oficial da PM não avança na região

Ribeirão, Franca, São Carlos e Araraquara prometeram contratar policiais, mas convênios não foram firmados

'Reforço' na segurança foi prometido por prefeitos, mas ainda faltam ajustes entre municípios e Estado

JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

Um ano e meio após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinar projeto de lei que previa a ampliação da Atividade Delegada para todo o Estado, os quatro maiores municípios da região --Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara-- ainda não aderiram ao convênio.

Sancionada, a lei prevê a contratação de policiais militares em horário de folga para reforçar o policiamento nas cidades. A medida foi promessa de três prefeitos no mandato, mas até hoje as propostas não saíram do papel.

As prefeituras de Ribeirão Preto e Araraquara, que aprovaram leis municipais autorizando a parceria, informaram que enviaram documentos ao governo do Estado de São Paulo e que aguardam a assinatura do convênio (leia texto nesta página).

Porém, questionados pela Folha sobre quando os documentos solicitando o acordo foram enviados e em qual órgão foram protocolados, os municípios não responderam.

Nem a Secretaria de Segurança Pública nem a Polícia Militar confirmaram se os ofícios foram realmente enviados pelos municípios.

Em São Carlos, os vereadores aprovaram ontem à noite autorização para o convênio.

Já em Franca, a lei para autorizar a Atividade Delegada nem foi enviada ao Legislativo. A prefeitura, no entanto, manifestou interesse em aderir ao projeto.

A Atividade Delegada foi implantada na capital em dezembro de 2009, mas em junho de 2012 a proposta foi ampliada para todo o Estado de São Paulo.

Na operação, os policiais militares trabalham para a prefeitura durante o período em que estão de folga. Eles podem fazer a vigilância nas ruas e em parques públicos.

O objetivo é aumentar o efetivo policial nas ruas. Cada município opta por quantos policiais deseja contratar, e o pagamento é feito pelas próprias prefeituras.

Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o professor Renato Sérgio de Lima disse que os municípios que tiverem condições devem contratar policiais, apesar de a medida não ser "a melhor saída para diminuir os índices de criminalidade".

Em Ribeirão, São Carlos e Araraquara, os roubos e furtos aumentaram no ano passado em relação a 2012 (leia texto nesta página).

Lima afirmou ainda que a providência é paliativa e o que resolve, "na verdade", é investir em pessoal e também em tecnologia. "O Estado precisa investir em inteligência e remunerar melhor os policiais que prestam serviço."

Na região, só Olímpia e Santa Rosa de Viterbo têm convênio com o Estado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página