Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sul de Minas impulsiona aeroporto de Franca

Divisa entre Estados é um dos atrativos considerados pela Azul para operar na cidade

VENCESLAU BORLINA FILHO JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

A divisa com Minas Gerais é um dos principais atrativos para a empresa aérea Azul passar a operar em Franca. A expectativa é que os voos sejam iniciados no segundo semestre deste ano.

Os dois aeroportos mais próximos da cidade estão a cerca de 106 km, em Ribeirão Preto, e a 160 km, em Araxá (MG). Em ambos, a Azul já mantém operações regulares.

O raio de cem quilômetros é considerado pela aviação regional como um dos quesitos para viabilidade financeira das operações.

A essa distância do aeroporto de Franca estão as cidades mineiras de Passos, Guaxupé e Itaú de Minas.

A região também tem potencial turístico, aos pés da cadeia de montanhas da Serra da Canastra, e a cerca de 250 quilômetros de Poços de Caldas (MG), reconhecido destino turístico nacional.

Em nota, a Azul informou que "está sempre estudando regiões em potencial", mas afirmou que "a companhia não tem uma definição quanto às operações em Franca".

Fontes do setor afirmaram, porém, que os voos devem começar em julho, após a conclusão, em junho, das obras de melhorias.

No ano passado, o terminal de passageiros foi ampliado de 600 m² para 1.400 m². Já foram concluídas as obras no pátio das aeronaves, nos acessos, no estacionamento de veículos e na pista.

O diretor de Indústria, Comércio e Serviços de Franca, Deyvid Alves da Silveira, afirmou que o município mantém conversas com a Azul para a operação na cidade.

O próximo encontro está marcado para o dia 6 de fevereiro, na sede da empresa, em Barueri, na Grande São Paulo. O último encontro foi em dezembro do ano passado.

"Franca tem uma localização estratégica. Em uma hora e meia é possível estar nas capitais mais importantes do país", disse Silveira. "Além de Franca, há ainda 22 cidades na região, mais o sul de Minas. Temos no entorno cerca de 700 mil habitantes."

De acordo com ele, as conversas com a Azul estão mais adiantadas, mas a intenção também é dialogar com outras companhias aéreas, como Gol, TAM e Avianca.

O objetivo é mostrar o potencial econômico da região e a viabilidade da operação no município.

No fim do mês passado, representantes da Prefeitura de Franca fizeram "apresentações" às três companhias aéreas. Foi entregue material com informações da cidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página