Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bebedouro adota racionamento de água

Consumo elevado e calor excessivo já levaram três municípios da região de Ribeirão Preto a implantar medidas

Corte no fornecimento de água será das 13h às 17h em Bebedouro; na região, Serrana e Altinópolis já racionam

GABRIELA YAMADA DE RIBEIRÃO PRETO

Por causa da estiagem, o município de Bebedouro decidiu adotar o racionamento de água a partir de hoje.

Serrana e Altinópolis já adotaram a medida e ainda há outros três municípios da região --São Carlos, Descalvado e Sertãozinho --que poderão racionar água em até dez dias caso não chova.

Esta é a pior seca que Bebedouro já registrou nos últimos cinco anos, segundo Gilmar Feltrin, diretor do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro).

O corte de água será feito em toda a cidade, entre 13h e 17h, até que o nível do reservatório da CAP 2 (Estação de Captação de Água), no Jardim Três Marias, se estabilize.

Durante o desabastecimento, a autarquia irá transferir água da CAP 1, no Horto Florestal, à CAP 2.

Feltrin atribui a falta de água ao consumo em excesso e desnecessário, segundo ele, como na limpeza de calçadas e telhados de casas.

"Chegamos num patamar absurdo de consumo: cada habitante consome 220 litros de água por dia", afirmou.

O recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), no entanto, é que o consumo por pessoa seja de 110 litros por dia.

Durante o racionamento, o Saaeb atenderá a chamadas de urgência de escolas, creches, asilos e entidades assistenciais para o envio de caminhões-pipas, se necessário, de acordo com Feltrin.

RACIONAMENTO

Em Serrana, o racionamento ocorre das 22h até as 6h. O DAE (Departamento de Água e Esgoto) registrou aumento no consumo de água de 30% neste verão seco, mas a situação da cidade se agrava aos finais de semana.

Já em Altinópolis, que conta com três fontes de abastecimento, o corte do fornecimento de água ocorre entre 11h e 16h.

Em Descalvado, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino, disse que é possível suportar o abastecimento sem racionamento por até dez dias.

A mesma situação é vivida em Sertãozinho. Entretanto, os moradores já perceberam queda na pressão da água. Em dez dias, o município vai verificar o nível dos reservatórios para tomar medidas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página