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Ribeirão assina contrato para obras de mobilidade
Financiamento de R$ 310 mi com verbas do PAC prevê 30 quilômetros de ciclovias
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), assinou ontem com a Caixa Econômica Federal o contrato de financiamento para as obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), que incluem 56 quilômetros de corredores de ônibus e outros 30 de ciclovias.
Uma das metas do projeto é estimular o uso do transporte público na cidade, de acordo com o superintendente da Transerp (empresa de trânsito), William Latuf.
"Hoje, a pessoa quer esperar o mínimo possível no ponto e esperar pouco dentro do ônibus", afirma.
A Transerp calcula que a velocidade média dos ônibus nos corredores possa chegar a 25 km/h. No trânsito atual em Ribeirão, os ônibus rodam a uma média de 15 km/h.
As obras têm valor de R$ 310 milhões e prazo estimado de conclusão de 48 meses. O valor oferecido como contrapartida pela prefeitura é de R$ 31,9 milhões.
Parte desse valor é de obras de 11 estações de ônibus, que são responsabilidade do consórcio Pró-Urbano, vencedor de licitação para explorar o transporte público em Ribeirão Preto.
As estações, com custo total de R$ 17,4 milhões, foram contrapartidas contratuais exigidas do consórcio de empresas e estão atrasadas.
Em dezembro, venceu o prazo de início das obras de um terminal no centro da cidade e de parte de oito estações de bairro.
Latuf afirma que a prefeitura está negociando com o consórcio e o Ministério Público um acordo para renegociar os prazos e que isso não deve interferir na execução das obras do PAC.
As obras têm previsão de começar em seis meses. Para Dárcy, essa é a principal obra de seu segundo mandato.