Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hegemonia do Morro

Pelo terceiro ano seguido, a escola Unidos do Morro leva o título de campeã do desfile de Batatais

CAMILA TURTELLI ENVIADA ESPECIAL A BATATAIS

Pelo terceiro ano consecutivo, a escola de samba Unidos do Morro é a campeã do Carnaval de Batatais, o principal desfile da região.

Mais que o título, a agremiação atinge uma hegemonia não vista na cidade desde a década passada, quando a Castelo obteve quatro campeonatos entre 2005 e 2008. O Morro chegou à quarta conquista em seis anos.

A Unidos do Morro obteve 179,5 dos 180 pontos possíveis, 1,25 à frente da Castelo, que tem 17 títulos. Só perdeu pontos nos quesitos evolução e alegoria --0,25 em cada um.

A terceira colocada foi a Unidos da Liberdade, com 177,75 pontos. As três voltam ao sambódromo na noite de hoje, para o desfile das campeãs, a partir das 21h30.

O Morro levou o título com o enredo "Amazônia... Lendas e mitos do Eldorado Verde". Usando materiais do enredo de 2013, quando falou do Nordeste, a escola exibiu a maior bateria, com mais de 100 membros, e levantou as 10 mil pessoas presentes ao sambódromo da cidade.

"Fiquei muito feliz com o resultado, mas quero ver as justificativas para entender a perda de 0,5 ponto", disse o presidente da escola, Michel Ferreira de Araújo, o Kita.

Com o enredo "Guerreiro", a Castelo perdeu pontos em seis dos nove quesitos avaliados --só não perdeu em harmonia, alegoria e enredo. "É claro que queríamos ganhar, mas o resultado foi satisfatório", disse o presidente da escola, Gabriel Bonvini.

POLÊMICA

A apuração do desfile ocorreu em meio a polêmicas e discussões. A Unidos da Liberdade alegou que a Acadêmicos iniciou o desfile com três minutos de atraso.

Também foi pedida punição à Castelo por um suposto carro alegórico usado na comissão de frente, o que é proibido. Nenhuma das agremiações foi prejudicada.

A Liberdade, que chegou a liderar a pontuação, também reclamou das notas. "Não foi justa a apuração. A escola pediu há um mês a troca dos jurados, mas não foi atendida", disse Ney José Barbosa, presidente da escola.

Responsável pela organização, o secretário do Turismo de Batatais, Antônio Carlos Corrêa, disse que a comissão é responsável por julgar o Carnaval há 17 anos. "Este grupo é escolhido por unanimidade entre todos os carnavalescos nas reuniões feitas durante o ano", disse.

Além da Castelo e da Unidos do Morro, já foram campeãs do Carnaval de Batatais a Acadêmicos do Samba (três vezes) e a Riachuelo (duas). A Stela, hoje extinta, venceu em cinco ocasiões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página