Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Número de casos de dengue caiu 80% neste ano, afirma governo

Especialistas apontam a estiagem como principal razão da queda

DE BRASÍLIA DE RIBEIRÃO PRETO

O primeiro bimestre deste ano teve queda de 80% nas notificações de casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2013 --ano com pico da doença no país.

Foram 87,1 mil casos em janeiro e fevereiro de 2014, contra 427,7 mil, em 2013.

O número de casos graves e de mortes também caiu de forma significativa na comparação, com reduções de 84% e 95% respectivamente.

Para este ano, há registros de 420 casos graves e nove mortes pela doença.

Segundo o Ministério da Saúde, que divulgou os dados ontem, 86% dos casos notificados em 2014 se concentram em dez Estados, puxados por Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A pasta atribuiu a redução à melhoria nos serviços de saúde e no monitoramento. O governo também diz acreditar que os dois subtipos predominantes --dengue 1 e 4-- estão perdendo força no país.

O secretário de vigilância em saúde do ministério, Jarbas Barbosa, afirma que, com a baixa nos casos, ele diz não esperar problemas na Copa.

Já especialistas apontam a falta de chuvas no verão como principal fator para a queda. As regiões que enfrentam estiagem, como São Paulo, foram beneficiadas com um controle natural do mosquito transmissor, que se prolifera em poças d'água.

"É claro que tivemos uma queda de casos da doença por causa da estiagem. Sem chuvas, o mosquito não teve chance de se proliferar", afirma o professor de infectologia da USP Ribeirão Preto Benedito Lopes da Fonseca.

A estação atípica alterou o "calendário" da doença, que faz mais vítimas no verão.

"Com o surgimento de chuvas, pode haver uma explosão de casos em duas semanas", diz Carlos Andrade, biólogo especialista no controle da doença, da Unicamp.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página