Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Barretos quer rota aérea até SP, mas esbarra em obra no aeroporto

A previsão do município é que reformas estruturais sejam concluídas apenas no final do ano

Hospital de Câncer do município pede operação de voos regulares para atender pacientes e médicos

CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar da demanda de passageiros, do interesse de duas companhias aéreas e de campanhas de incentivo, o aeroporto de Barretos esbarra na necessidade de obras e só deve operar voos comerciais a partir de 2015.

O aeródromo é alvo de interesse de ao menos duas companhias e também de uma campanha do Hospital de Câncer de Barretos, que pede voos para atender seus pacientes.

A Passaredo fará um voo simbólico sábado entre São Paulo e Barretos para firmar o compromisso de operar a rota, com a participação de artistas como Reynaldo Gianecchini. A Gol também demonstrou interesse.

Barretos não opera voos comerciais desde 2006, quando o aeroporto de São José do Rio Preto fechou por três meses para obras e teve os voos desviados para a cidade, distante 96 quilômetros.

A estrutura atual, no entanto, precisa de reparos para conseguir a liberação da Anac (Agência Nacional Civil). Entre eles estão a necessidade de um recape completo da pista de pouso e a construção de salas separadas de embarque e desembarque.

Também são necessárias melhorias estruturais de segurança, como a instalação de uma brigada para o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Econômico de Barretos, Sávio Baston, o município foi contemplado com o Plano de Incentivo à Aviação Regional, do governo federal, que custeará a reforma. "Estamos dentro do cronograma", disse o secretário.

Baston afirmou que os projetos de reforma deverão ser apresentados até o mês que vem e as obras devem começar em julho. A conclusão está prevista para dezembro deste ano.

SAÚDE

De olho em um público de cerca de 200 mil pessoas, entre pacientes e seus acompanhantes, que viajam todos os anos para serem atendidos no Hospital de Câncer, a Passaredo oficializou o interesse em uma rota entre o município e a capital.

A oficialização é uma resposta à campanha lançada pelo hospital em 2013. A "Voo Contra o Câncer" quis atrair o interesse de companhias aéreas para atuar na cidade.

"O objetivo é humanizar mais o tratamento do paciente que precisa viajar longas horas bastante debilitado", afirmou ontem o presidente do hospital, Henrique Prata.

Um vídeo divulgado na internet apresenta o hospital e pede que o internauta solicite a criação de voos, saindo de Barretos, às companhias. Desde a publicação, mais de 252 mil pessoas reservaram um assento no avião virtual.

Em nota enviada por sua assessoria, a Gol disse avaliar a possibilidade de operar em Barretos, assim que os requisitos operacionais necessários estiverem concluídos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página