Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cadeias ganham 'fôlego' com a entrada de detentos em CDPs

DE RIBEIRÃO PRETO

A transferência "forçada" de presos desafogou as cadeias da região de Ribeirão Preto, que chegaram a abrigar nesta semana o dobro de detentos que comportam.

O problema foi solucionado em São Carlos, Batatais, Severínia e Bebedouro, de acordo com levantamento feito pela Folha a partir de informações policiais.

Em São Carlos, que tem 30 vagas, ontem permaneceram 26 presos--na última segunda-feira, a cadeia abrigava 45.

Já a cadeia de Batatais, que chegou a ter 40 detentos, contava com 21 ontem, sua capacidade máxima. Em Bebedouro, anteontem havia 20 presos, número que caiu para oito na tarde de ontem.

O Sipesp (Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo) repudiou, em nota, o encaminhamento de presos aos CDPs (Centros de Detenção Provisória) em todo o Estado.

De acordo com o sindicato, que manifestou apoio aos agentes penitenciários que estão em greve, a paralisação é um direito constitucional e o movimento, legítimo.

Por meio de nota, a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) informou que a categoria está oficialmente notificada pela Justiça sobre uma liminar que impede o bloqueio da transferência de presos.

A liminar prevê o pagamento de multa de R$ 100 mil para cada dia de descumprimento em cada unidade prisional do Estado.

A secretaria também afirmou que o governo está disposto a negociar com as entidades representantes dos agentes penitenciários.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página